Médico ensina a reconhecer primeiros sintomas de derrames cerebrais


Pesquisa revelou que brasileiros não sabem identificar acidentes vasculares cerebrais.
Reconhecimento dos sintomas é essencial para o pronto atendimento.

Luis Fernando Correia
Especial para o G1

Uma pesquisa brasileira mostrou que a população não conhece os sintomas dos acidentes vasculares cerebrais. Vamos aproveitar e lembrar os sinais de alerta da ocorrência desse grave problema neurológico.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do “Saúde em Foco”, da CBN; veja o site

Os acidentes vasculares cerebrais ou derrames, como são conhecidos pelos leigos, podem ser de dois tipos: isquêmicos, quando falta sangue ao cérebro, ou hemorrágicos, quando acontece um sangramento dentro do cérebro.

Nos acidentes hemorrágicos, um vaso sanguíneo, artéria ou veia se rompe e o sangue se espalha. Um bom exemplo de como isso pode ocorrer é a ruptura de um aneurisma.
Já os acidentes isquêmicos acontecem quando uma artéria fica obstruída, impedindo o fluxo de sangue normal para as células do cérebro. Dependendo da localização da artéria obstruída uma área maior ou menor do cérebro ficará sem receber oxigênio e nutrientes.

Como reconhecer um AVC

Os acidentes vasculares cerebrais são emergências médicas, e o tempo é o fator crucial para permitir um atendimento adequado e melhores chances de recuperação, além de menos seqüelas posteriores.

Portanto, é importante lembrar que qualquer pessoa que apresente uma alteração, que possa significar uma mudança do funcionamento cerebral, deve ser levada a um serviço de emergência para avaliação.

Quais os sinais que devem ser observados?
- Perda súbita da força ou dos movimentos em um dos membros ou face, geralmente atingindo um dos lados do corpo.
- Perda da visão de um dos olhos de forma súbita.
- Dificuldade de equilíbrio do corpo para caminhar ou mesmo se manter de pé.
- Dor de cabeça súbita e muito intensa inesperada.

Uma observação importante: todos esses sinais podem ocorrer de forma fugaz com recuperação espontânea, mas mesmo assim a avaliação especializada é indispensável.

A prevenção, como sempre, é a melhor opção. Para isso, é preciso conhecer os principais fatores de risco para a ocorrência de um AVC.

A hipertensão arterial é a principal causa associada aos derrames. Os hipertensos, se não tratados adequadamente, têm de quatro a seis vezes mais chances de sofrer um AVC.

Estudos científicos mostram que, apesar do diagnóstico de hipertensão ser feito com freqüência, o tratamento não é seguido na maioria dos casos.

Além da hipertensão, outros fatores contribuem para tornar o Acidente Vascular Cerebral uma epidemia real em nossa sociedade. A fibrilação atrial, uma alteração do ritmo do coração, aumenta o risco de derrames. O diabetes e o tabagismo também são vilões para a ocorrência de um AVC.

As opções de tratamento

O cérebro humano, quando atingido por um acidente vascular, pode ser salvo se receber tratamento adequado e em tempo. Os acidentes isquêmicos são os mais freqüentes, respondendo por mais de 85% dos “derrames” — aqueles causados quando uma artéria fica obstruída por um coágulo, impedindo o sangue de alimentar as células.

Existe um tratamento para desobstruir as artérias: trata-se da injeção de uma substância capaz de dissolver esses coágulos -– os trombolíticos. Ela atua sobre o coágulo e pode restaurar o fluxo natural de sangue. Infelizmente, poucos pacientes recebem esse tratamento.

Mesmo nos Estados Unidos, segundo um trabalho realizado pela Cleveland Clinic de Ohio, somente 2% das vítimas de acidentes vasculares cerebrais recebem o tratamento com trombolíticos.

A principal causa para essa pequena utilização está no fato de que o tratamento só é efetivo se for administrado nas primeiras três horas após o início dos sintomas. Além dessa razão, existem contra-indicações ao método que devem ser respeitadas pela equipe que está atendendo à vítima do derrame.

Um paciente tratado a tempo pode ficar sem déficits neurológicos ou ter as conseqüências do problema bastante diminuídas.

O que deve ser feito

É muito importante prevenir a ocorrência dos AVC’s, através do controle dos fatores de risco. Além disso, é fundamental que a população reconheça os sintomas dos derrames a tempo e que o tratamento esteja disponível para todos que precisarem.

About these ads

98 comentários sobre “Médico ensina a reconhecer primeiros sintomas de derrames cerebrais

  1. Com este esclarecimento sobre o avc me ajudou muito.pois minha irma teve estes sintomas e foi onde socorremos a tempo . muito obrigado DOUTOR .
    Espero que com este site possa ajudar outras pessoas como eu .

  2. olá!
    me tire uma dúvida.
    gostaria de saber se quando a boca ou o olho, fica tremendo é sinal de derrame? ou quando o braço fica formigando também pode ser derrame??
    por favor me responda com urgencia, pois se for tenho q tomar as devidas providências com minha mãe!!!!
    obrigadaa!

  3. Eu também preciso da reposta a essa pergunta, pois eu estou tendo sintomas parecidos ( o lado esquerdo do meu rosto,próximo dos olhos,tem tremido de vez em quando )e gostaria de saber o que pode ser!

    Obrigada

  4. olá dr: meu nome é danielle tenho 22anos e recentimente tive um problema parecido com um derrame meus membros ficou paralisado e dormente mimha boca ficou torta senti nauseas e meus musculos do corpo como braços e pernas ficaram atrofiados e de primeiro eu senti tudo escuro e cai de fraqueza depois veio todos os sintomas acima será q tive um começo de derrame ? fui ao medico mas ele disse q era uma crise nervosa me ajude dr pois tenho 2 filha e tenho medo de morre derepente…..responda pra mim assim q ler por favor obrigada

  5. 27-08-10

    Minha mãe fez uma ponte-safena e uma ponte-mamária numa quinta-feira.Na sexta-feira fui visita-la,ela estava falando estranho.No sábado ela estava entubada,sedada e com o respirador.Dias depois ela não mexia mais o lado direito,teve infecção pulmonar e fez traqueostomia.O que pode levá-la a este estado?
    Por favor me dê alguma resposta no meu e-mail.

    Obrigada!

  6. Meu amigo, eu não sei se estou com esses sitomas ou não, to meio assustado aqui. Mas em algumas vezes quando estou dormindo se minha cabeça fica em uma determinada posição me dar ‘um sono profundo na alma’ perco em segundos o controle do meu corpo, logo após vou me estabelecendo para o normal, isso já me deu umas 2 vezes, na 1º vez de forma mais forte agora de forma mais leve. entretanto tou assustado em querer saber o quê que é isso.

    se poder me ajudar o quanto mais rapido possivel agradeceria.

    obrigado.

  7. me tire uma dúvida.
    gostaria de saber se quando a boca ou o olho, fica tremendo é sinal de derrame? ou quando o braço fica formigando também pode ser derrame??
    Estou sentindo a alguns dias. e hoje está mais constante.

    Obrigada

  8. me tire uma duvida eu estou com mimha boca e minha mão direita formigando como se eu tivesse com muitas bolinha minuscula na mão e o canto da minha boca tem sensação de inchado mas não esta consigo apertar a mão e fecha tranquilo e a minha boca movimento ela de todos os lados falo normalmente fui ao medico e els me pediram para movimentar as mão e a boca de todos os lados e não constatou nenhum tipo de derrame o que sera então? me falaram que é circulação por favor quero saber o que é isso e outra coisa o canto da minha boca fica queimando como se eu tivesse passando creme de massagem aquela que arde isso é o que?

  9. desejo saber se quando a cabeça , parece ter algo muito quente bem ao centro se espalhando para baixo, e como se fervesse ua agua e esta se derramasse. Por favor me responde urgente doutor. Obrigada que Deus abençoe.

  10. Prezado Caetano Barata, excelente matéria e esclarecedora de um sintoma e doença que vem atingindo cada vez a humanidade, devido a inúmeras varáveis.

    ATT

    SANDRA BARUCK

  11. Olá.
    Tem dois tipos de acidentes vasculares cerebrais ou derrames, como são conhecidos, podem ser: isquêmicos e hemorrágicos.
    os sintomas são os mesmos um do outro. E esses sintomas fica por muito tempo.

  12. Se não for muito incomodo gostaria de saber se os sintomas,pressão alta,perca dos movimentos das mãos,suor intenso,tontura e dor de cabeça são sintomas de AVC.Por favor me responda desde já eu agradeso.

  13. Prezado Dr.
    Preciso saber se seu consultorio e no RIO de Janeiro ou se o Sr tem um clinico amigo que possa me indicar.
    Aconteceu a noite 3.30 estava dormindo mas passei um dia de tensao media.Uma Luz igual a um Clarao um estalo tipo de um raio e levei um susto tao grande porque eu fiquei bem fria. Tenho 68 anos e sou Rep. Comercial a principio nao tive tonteira, nem dor de cabeça so um frio estranho e nao tinha ar condicionado ligado. Andei somente sentindo uma especie de ruido no interior do meu cerebro. Mas nunca tive dor.

    Logo pensei! sera que quase morri ou eu ia morrer derepente. Peço sua ajuda me esclarecendo. pois tomo cuidado com minha saude. Nao sou dada a extravagancias.

  14. Boa noite Dr!

    São muito esclarecedoras as suas informações em relação ao AVC, mas ainda me surgem algumas dúvidas, pois minha mãe sofre de hipertensão e faz uso de seus medicamentos diariamente.
    A poucos meses atrás tive que acompanhá-la ao hospital, devido a uma forte crise de pressão alta e apresentava todos os sintomas da doença.
    Depois deste episódio até o dia de hoje, eu e meus familiares percebemos uma enorme diferença em suas atitudes, como se tivesse com algum grau de depressão, pois fala pouco, apresenta raciocínio lento, fala muito lenta e “enrolada”, não sorri, não esboça sentimentos prazerosos quando em reuniões em família, por muitas vezes percebemos olhares indiferentes como “alguns instantes observando o vazio” e dentre outros.
    Conforme relato, solicito vs. auxílio em orientar-nos se o caso possa ser um AVC.

    Agradeço imensamente pela atenção e aguardo breve retorno.

  15. Olá, doutor.
    Obrigado pelos esclarecimentos. O motivo de escrever para você é pedir orientação. Hoje senti uma sensação estranha dentro do mêtro. Era como se fosse “apagar” ou cair. Consegui me segurar até que um banco ficasse vago para que me sentasse. Estava lendo no momento, mas preferi para e jogar algo no celular para me distrair. Há poucos dias senti algo parecido, mas menos intenso. Antes desses epsódios, há semanas, venho percebendo também um certo pânico ou falta de paciência no mêtro. Nesses momentos, também me seguro, porque a vontade é a de sair do vagão e dar um tempo, sentar um pouco. Essas sensações são recentes na minha vida. Ando meio triste e deve ser um fator de risco para doenças, além de, infelizmente, ser tabagista. Enfim, essas sensações não são exatamente o que li acima sobre sinais de alerta para AVC, mas podem ser considerados?
    Abs

  16. Oi bom dia!

    Esta madrugada fui acordada devido a uma sensação de estar me afogando, me levantei e tive muita
    dor no meu nariz, tentei abrir meus olhos, não conseguí abrir o esquerdo, mas saía dele água. passei mais ou menos uns 05 minutos sentindo isto. pela manhã o mesmo olho estava doendo e inchado.
    Por favor responda,
    Naudirene

  17. Ola doutor queria tirar uma duvida ultimamente tenho sentido essas dores na cabeça elas sao repentinas nao sei explicar direito mas sao como se desse um shock na minha cabeça do nada e é uma dor muito forte e passageira mas ela vem e volta

  18. gostaria de saber se quando a boca ou o olho, fica tremendo ou quando o braço fica formigando também pode ser sinal de derrame??
    Pois tenho uma amiga de 19 anos que aconteceu isso com ela. a mão dela fico atrofiada, ela sentiu muita falta de ar e quase desmaiou e o seu rosto deu tipo uma formigação. e depois volto ao normal.
    muito obrigada DR, espero sua resposta o mais breve… pois estou muito preocupada com ela !!!

  19. Dr gostaria de uma resposta minha irmá tem dor na nuca e formigamento no braço esquerdo e éla fes um rx e apareceu infecção no pulmão e éla é fumante éla tem 40 anos e fuma des dos 13 anos de idade me responda pur favor obrigado..sera q é cintomas de derrame?

  20. Uma duvida Dr.
    Rompimentos de vasos sanguineos no globo ocular, pode ser tambem considerado sintomas de AVC ???

  21. MEU PAI TEVE TREMORES PELO BRAÇO, PEITO. DIZENDO QUE NÃO ESTAVA SENTINDO NADA, DEPOIS QPRESENTROU DURMENCIA E MEMBRO ESQUERDO, GOSTARIA DE SABER SE FOI UM PRINCIPIO DE DERRAME OU DEVIDO AO CALOR. O MESMO HAVIA MEXIDO COM VENENO PARA RATO

  22. dr. hj estou sentindo minha boca formigar e sinto repuxar minha boca e meu lado esquerdo do rosto parece estar enorme os meu labios tambem estao inchados eu senti isso ontem mas passou e hj tbem estou sentindo ultimamente estou sentindo muito nervoso e este sintomas que estou sentindo esta como se fosse uma urticaria andando pelo meu lado esquerdo parecendo uma alergia o que mais esta me encomandando e o formigamento na boca e lingua. o que poderia ser isto dr.

  23. Daniel.S.A, Não sou médico mas os seus sintomas parecem com Paralisia do Sono, eu já tive isso e é relativamente comum e inofensivo. Entretanto não deixe de ir ao médico, em qualquer doença agilidade é o que importa!

  24. Bom aconteceu comigo umas tres vezes,mais eu ñ sei oq é ve se vc pode me ajudar doutor .Me da muito vomito ,ñ para nada no estomago,minha cabeça doi muito mais é muito memso,minhas vistas escurece e ñ enchergo nada ,meu braço direito adormece e metade da minha lingua tbm do lado direito ,fico muito malç ..ve se o senhor pode me ajudar vou aguardar se email com a resposta..agradeço já

  25. doutor gostaria de saber a 3 anos estou com começo de menopausa e estou com depressao e problema de sistema nervoso antes de decobrir tives 2 crises tipo um furmigamento quente da culana pra nuca e suores ancia de vomitos e e meus dedos formigando e tortos e pernas cem movimento tipo cen forças agora tomo remedios controlados conazepan e setralim mas numca passei em um especialista certo mim responda por favor isso pode ser um começo de derrame obrigada

  26. Bom dia, gostaria de esclarecer uma dúvida. Tenho sentido na parte inferior dos lábios (somente na metade dele)um leve formigamento, com espaço de tempo demorado mas é rápido, de qualquer forma estou preocupada pois meu pai faleceu de derrame, qual a forma indicada para esse problema? Obrigada.

  27. ola dr:

    gostaria de uma informaçao;ja é a segunda veiz que acontece isso comigo é gostaria realmente de saber que esta acontecendo .
    tenho 18 anos e ao primeira veiz que acorreu eu tomei uma injeçao pa cripe e assim que eu ja sai da sala ja fiquei tonto que nem conseguia ficar em pé depois meu corpo vibrava demais ,minha mão parecia que iam quebra de tão tortas … depois aconteceu de novo no traballho ! oq que pode ser isso ?

  28. Doutor eu estava no enterro da minha vó quando derrepente perdi os movimentos das minhas mãos e a parte direita do meu rosto ficou tremendo . Isso pode ser um inicio de Derrame ?

  29. Gostaria de obter uma informação sobre este sintoma: uma ardência interna
    craneana, com sonolência?
    Preciso tomar providências urgentes, sou hipertenso sob rigoroso tratamento.

  30. meu marido ficou esquecido de td não lembrava de nada tanto passado ou presente falava coisas com coisas muito tremor nas mãos via coisas q não existia gostaria de saber se esses sintomas pode ter sido um derrame … grato pela atenção

  31. doutor me ajude ontem a noite minha mão direita estava formigando e pessada, hoje tô com muita dor na nuca isto é sinal de derrame? me ajude tenho 2 filhos pequenos não quero morrer e deixa-los sem mim.

  32. O MEU CORPO ESUENTOU MUITO,ME DEU MUITAS NAUSEAS,VOMITEI,BASTANTE,O MEU CORPO FICOU TODO FORMIGANDO,SENTI MUITA FRAQUEZA NÃO CONSEGUINDO FICAR EM PÉ.E DEPOIS FIQUEI PÁLIDA PARECENDO UM PAPEL,FOI UMA SENSAÇÃO HORRIVEL, MINHA LINGUA FICOU GROSSA, MEUS OLHOS ESTÃO MEIO DIFERENTES A VISÃO ESTÁ ESTRANHA.NÃO CONSEGUIA FALAR DIREITO…FUI AO MÉDICO E DIAGNOSTICOU.COMO CRISE NERVOSA. ME MEDICOU …MAS NÃO ESTOU BEM NÃO,POIS O CÉU DA MINHA BOCA ESTÁ MEIO DORMENTE,E O MEU ESTOMAGO ESTÁ EMBRULHANDO,E SINTO UMA FRAQUEZA QUE NÃO SEI DA ONDE VEM..ME MANDE RESPOSTA.

  33. faz uns tres dias que sinto a parte de cima do meu labio ficar dormente principalmente quando vou comer alguma coisa. isso pode ser um sintome de derrame doutor? por favor gostaria de um esclarecimento seu sobre isso

  34. ola dr.Gostaria de saber se seguir o tratamento a risca,direitinho,a chances de não ficar com nenhumma sequelas?pois meu padrasto tem 64 anos, e teve um avc 1 ou 2 vezes,tipo:tonturas,não sentia os braço e pernas,cansaço,ansia de vomito,e não dizia nada a ninguem comedo de algo pior até já ficou de cama,achamos que era a pressão alta que ele tem,so depois que levamos ao medico,pois estava ruim demais e foi dito que ele teve um avc,com prevenir mas essa doença,por favor nos esclareça melhor…

  35. Bom Dia Dr
    estou tendo dores frequentes no lado direito da cabeça logo acima da orelha, essa dor vai e vem sem que consiga identificar se e dor de ouvido ou olho, gostaria de saber se tem algum envolvimento com principio de derrame
    Desde ja agradeço a atenção
    Jose

  36. eu tenho muitas caimbras nas maos e nos pès,o medico mi disse que era falta de magnezio,sera???

  37. Dr. estou sentindo umas dores na cabeça derepente, tenho os nervos muito alterados já alguns anos, nao tenho paciência nem para escutar meus filhos e marido, ultimamente minha boca tem ficado meio travada
    as vezes sinto gosto de sangue.tenho bruxismo nos dentes, eles estão gastos.Meu braço direito tem tremido de vez em quando, sinto ansia de vomito, gostaria de fazer um tratamento natural, pois não gostaria de ficar dependente de remédios muito fortes.Rosimeri 38 anos. PS:Tenho casos na familia de avc

  38. Bom dia Doutor,
    Gostaria de ter informações dos sintomas que estou sentindo, o que pode ser?
    Esou sentindo meu rosto e um lado do queixo adormecendo e formigando, fico sentindo umas tonturas, meus braços fracos, e os dois dedos minguinhos e seus vizinhos adormecendo,fraqueza com tonturas e minha cabeça parece que fica um pouco confusa. Tem hora que fico com medo e fico muito triste. Tenho um vício que é o cigarro. Fumo quase uma carteira por dia. Me ajude doutor, já estou desesperada. Muito Obrigada. Irma

  39. olá,tenho 34 anos,1.60 de altura peso 51kg, ja algum tempo tenho sentido formigamento nos braços e de vez enqundo dores de cabeça passageiras o que devo fazer ,obrigada!

  40. boa noite doutor gostaria do sr tenho não [e nem dores é um cansaço diario na nuca, preciono na nuca e da chque na coluna lombar , pode ser reauma pressão na coluna ou algo que o sr poderia me esclarecer,tenho problemas de sindrome do panico,mais os meus sintomas variam e sei que tem sintomas que não tem nada ahaver com meu problema, sintomas , mãos aroxeadas, boca rececada, taquecardia, respiração ofegante, e as vezes sofro de ausencia, fico paralizado mais consciente, as vezes zumbidos no ouvido ,por isso peço sua ajuda , pois sua opinião é muito importante para mim , obrigado dr por sua atenção

  41. Olá, as vezes tenho umas dores agudas no lado direito da nuca, geralmente à noite, são dores diferentes de uma dor de cabeça normal, parece até que estão me cravando uma agulha quente na nuca, não é muito forte mais me deixa muito abalado.
    Será que pode ser um avc?
    Se possível me responda. Obrigado.Daniel

  42. Olá Dr, sinto dor na nuca, muito zumbido no ouvido, dor de cabeça e ontem quando levantei as 3:30 por causa dessa pressão na nuca tive um clarão no olho direito, também tenho formigamento no braço e mão direito,e sinto como se tivesse um peso forte sobre o peito, o que pode ser? O medico disse que meu coração é forte por isso pergunto o que é isso? o que devo fazer?
    Grata
    Lúcia

  43. tenho uma dor na nuca muito forte até parece que a minha cabeça pesa mais que o corpo e as vezes o meu braço direito adormece,isso me deixa preocupada fico pensando que pode ser um avc,por favor me responda,pode ser avc?

  44. o la dr :o meumarido serte muita dor de cabeça forte que chega ha dezer que paresser que vai more.eu falo par ele poacura um metico ele fala que vai mais nuca vai e fica porisso mesmo/e tudo quer comer vomita ele trabalha das 8:00 horas ate 5:30 qundo chega ele toma cafe as vezer chata ele comessa passa mau e jogar tudo fora.qual e o sitoma que ele estar citido

  45. oi doutor eu sinto pontadas e muita dor de cabeça meu rosto fica formigando e sinto muita tonteira o q sera estes sintomas

  46. Há 3 dias estou sentindo dor na nuca,dormencia na face e no braço esquerdo ja tive outra vez,fui ao médico e ele disse q era stress,fui medicada e passou.Fiquei muito nervosa nos ultimos dias e os sintomas começaram novamente pode ser avc?

  47. dr algumas vezes tenho fortes dores no braço esquerdo e sinto q perco a força,isso pode ser sinal de avc,

  48. meu nome e fabio no ultimo fim de semana eu tive alguns sintomas e gostaria de saber oque possa se meus menbros paralisaram minha boca entorto tive muita nausea rapidamente escureceu ate hoje minha mao direita fica formigando e queremdo entorta tenho 23anos gostari muito de uma resposta

  49. minha mãe teve AVC,e estar internada desde segunda,eo estado clinico dela requer atenção.ela estava com o coração inchado,e ainda não intendemos muito o que ela fala.
    todo o lado esquerdo dela estar parado e ainda não teve movimento,ela já é idosa e toma remedio de presão como:forosemida e capitao prio.

  50. uma vez aconteceu comigo,comecou a doer a cabeca,o braco direito comecou a formiga,os labios tbm formigando,fui tentar falar,saiu tudo enrolado minha fala!!!nao consegui falar…o q sera isso??

  51. Bom dia Dr.! Eu tenho 44 anos de idade, tive um acidente de carro em 2006 e fiz uma tomografia e descobri que tinha um coágulo no cerebro, mais o Neuro que me atendeu me liberou sem me orientar, em dezembro de 2010 tive um AVC e descobriram através de ressonância que eu tinha um coágulo na região profunda. Bem, foi feita a cirurgia para retirá-lo, + fiquei com dormêça e queimação no braço e perna direita e tabém sem força, mesmo fazendo fisioterapia posso ficar com essas sequelas? posso voltar a execultar minhas atividades normais? (policial militar), agradeço o espaço

  52. Ola doutor.
    QURIA UMA INFORMAÇAO ANDO COM UM FORMIGAMENTO DO COTOVELO ATÉ A MAO DO BRAÇO ESQUERDO QUERIA SABER SE ISSO PODER SER UM INICIO DE DERRAME ME INFORME O QUANTO ANTES AGRADEÇO DESDE JA

    OBRIGADA.

  53. Olá, já faz uns três dias que eu estou com parte dos lábios adormecido estou preocupada. Quero saber se isso é sintoma de algum problema de saúde, você sabe?gostaria de obter a resposta!

  54. Doutor eu estou sentindo parte da face abaixo do olho pulando como se meu rosto estivesse se puxando para trás isso é um sintoma espero resposta.

  55. OI, HOJE PERCEBI QUE MEUS LABIOS DO LADO ESQUERDO FICAM TREMENDO COMO SE FOSSE UM FURMIGAMENTO E FICA UM POUCO ADORMECIDO.
    SERÁ QUE ISSO PODE SER UM COMEÇO DE TRAMBOSE.?

  56. Bom, caí em um declive escorregando para trás, de frente, escorreguei, e no reflexo da queda, levei o braço direito para se segurar . No momento da queda não consegui segurar em nada ,então desci barranco de uns 2 m escorregando. Quando me levantei já na hora enformigou todo o meu braço, e não conseguia mexe-lo, e ter uma postura ereta.E hoje as vezes, como neste momento, sinto o meu punho enformigado. Tenho 49 anos, e peso uns 94 k, e 1,81 de altura.O que o sr. acha?
    Abraço, Marcos

  57. Olá Dr.

    Por favor, sou hipertensa, minha presão é muito alta,23 por 13 quase sempre, estou em trtamento tomo remédios diariamente ea 1 semana venho ficando com minha mão direita, meu pé direito, minha lingua do lao direito e meus labios também do lado direito tem fcado dormente varias vezes ao dia….fiz um eco e deu Hipertrofia concentrica do VE e Disfunçaõ diastólica do VE grau II. Por favor me esclarece estou muito preocupada……

  58. Bom Dia, tenho tido muita dor de cabeça falta de apetite e ultimamente tenho tido quase sempre o um dos olhos com uma mancha de sague a que se deve

  59. a mais de 15 dias estou com a lingua enrolando e com muita dificuldade pra falar e respirar, e não consigo comer ,porq a comida cai da boca quando vou comer e minha cabeça doí muito e não consigo sorri direito e nem assoviar.isso pode ser um começo de derrame,por favor mi responda logo.

  60. BOM DIA,DR:TENHO ACORDADO COM OS BRAÇOS E MÃOS MUITO DORMENTES E AS VEZES Ñ SINTO AS MÃOS. E AS VEZES NO DIA A DIA OS MEUS LÁBIOS FICAM DORMENTES. OQUE SERÁ?ESTOU ASSUSTADA .

  61. Boa noite Dr.
    A 3 dias estou com uma dor na parte posterior do pescoço que vai desde o inicio dos ombros até o metada da parte de tráz da cabeça. Pode ser um sintoma de AVC? Ou apenas um dor muscular? A parte de traz do pescoço parece quente…
    Obrigado. aguardo retorno.

  62. Pessoal, peço a ajuda de vcs!!!
    esta noite não me senti bem e ainda estou com mal estar…….
    estou com falta de ar, quando eu respiro sinto uma pontada do lado direito do peito que refleti nas costa,em alguns momentos sinto meus pés gelados, e me da tremedeiras, tenho a sensação que estou entalada com algo na gargnta, parece que vou desmaiar….
    E algum sinal de derrame ou infarto, ou somente um mal esta????
    Me responda com urgencia por favor

  63. tenho 27 anos e tive um avc agora estou com muito medo tenho dois filhos agora tenho medo de fica toda torta com eu ja vi muita gente agora ja estou com muito medo

  64. há 4 ou 5 meses eu estou com um formigamento e uma dormência ineplicável na parte esquerda do meu corpo. minha P.A. é 10×7 normalmente, no entanto , nas ultimas vezes aferidas minha pressao chegou ate 13×8;valendo salientar que tenho um desvio na coluna – quando crianca caí de cima de uma arvore sentada na raiz que estava exposta no solo e passei uns 5min sem respirar e falar direito – que foi agravado por uma queda na escada de casa há 8 dias e sempre que baixo a cabeca sinto um choque nos membros superiores;
    ontem à noite “enquanto eu estava com meu namorado” a minha boca,minha lingua e minha mao esquerda formigaram muito forte e perdi a forca.
    Diante dos fatos narrados (espero que tenha sido clara a descricao) eu estou passando por um inicio de AVC?ou apenas seja o desvio da minha coluna?
    retorne para meu email,por favor; helbeagnes@hotmail.com;
    muito grata
    helbe agnes

  65. Dr.
    Passei por uma consulta em um cardiologista e para o meu espanto, apos um eletro, recebi a informação de que havia sofrido um infarte. Segundo o eletro constatou um provavel infarto inferior, antigo…..Q>35 ms, st-t alterado, II III avf – ECG ALTER -. Hoje sinto um pouco de falta de ar ao me deitar e passei a ter subitas e fortes dores de cabeça, em determinados momentos. É uma dor forte onde a cabeça fica pulsando, ou seja, latejando. Em alguns momentos são muito forte, porém, dura 1 ou 2 minutos e passa a regredir. Marquei alguns exames Cintilografia de precisão miocardia com teste ergometrico, MAPA, Eco bicolor dopller e diversos exames de sangue.A Pressão tem oscilado entre 146 x 96 à 182 x 122. Poderia ser estes sintomas ou alertas de um possivel AVC?

    Um gde abraço e agradeço antecipadamente os esclarescimentos.

  66. dr.sinto dor pe esquerdo e formingueiro na boca,e tremer dos musculo da perna e do braco,ja foi consulta o doutor disse q e stress,e sistema nervoso,e eu estou muito preocupada com a minha saude,porque o mes de setembro vou fazer o tratamento de fertilidade ividro,dr.quero um conselho.obrigada manda resposta mail.

  67. olá Doutor meu nome é Elisangela Farias..tenho 36 anos e muitas duvidas q me levou a procurar aqui as respostas ..
    tenho com frequencia dores forte de cabeça seguido de muito enjoo..tenho percebido aos poucos uma diferença na visao ela fica turva e embaralhada ..quando a dor de cabeça ta mais forte fico como se esquece-se tudo com mais facilidade..ate pra escrever se torna complicado..as vezes tenho q parar pra lembrar oq estou fazendo..tenho sentido muito sono se deixar durmo dia e noite ..isso pode ser um sintoma da avc ou algo assim ?

  68. Olá.
    Por favor informe se é possível haver um rompimento de vasos, ocorrendo sangramento pelo nariz ou ouvido, com pressão arterial 150 p/ 110.

  69. Eu também preciso da reposta a essa pergunta, pois eu estou tendo sintomas parecidos ( o lado esquerdo do meu rosto,próximo dos olhos,tem tremido de vez em quando )e gostaria de saber o que pode ser!

  70. Boa tarde Dr.

    Olá, meu nome é Lourdes, tenho 53 anos; e ultimamente tenho sentido dores desconfortaveis nas veias, parece arder. Gostaria de saber se é algum problema grave.
    O que devo fazer, por favor me oriente.
    Obrigada

  71. Olá doutor, tenho 47 anos e sofro de Hipertensão, uns 2 anos mas este dia 23/09/11, minha pressão está 15 por 10 e me sinto muito mal
    me doi a cabeça a nuca, e o meu olho está repuxando, o que eu faço?

  72. Olá doutor,minha namorada acho que teve uma crise de nervos,começou com o peito doendo depois fico chorando,desmaio por alguns segundos,depois ficou tremendo muito,boca tremendo,corpo tremendo tambem fechou as mãos e os pés.Quando chegamos ao hospital o medico deu um comprimido a ela e foi acalmando com 20 min depois,dai ela melhorou,com alguns dias minha namorada disse que saiu um pouco de sangue pelo nariz. O que ela tem doutor e o que fazer?

  73. francisco crispim boa noite doutor estou algum tempo meu rosto formigar do lado esquerdo o que será ?

  74. Há uns 15 anos a tras me entortei toda, cai e desmaiei voltei pouco a pouco. Ai as vezes minha boca ficava repuxando. agora de uns tempos para cá estou com o olho esquerdo pulando e com uma dor acima dos olho direito uma dor calma e derrepente forte. O que pode ser issi???

  75. Dr. eu as vezes tenho umas tonturas, onde sinto que minhas vistas ficam quase trocadas, e sinto enjouo, meus olhos ficam meio que turvos, me responda por favor por e-mail obrigada.

  76. Estou sentindo um esquentamento no rosto do lado direito,ele vem e 3 minutos e passa ,depois mais tarde vem novamente,varias vezes no dia,estou tomando remedio para pressão a pouco amis de um mes,aguardo resposta .desde ja agradecido. alan kardec.

  77. BOM DIA DOUTOR!
    POR ALGUNS DIAS SEGUIDOS TIVE OS SEGUINTES SINTOMAS AO DORMIR DORMÊNCIA DE UM LADO DO CORPO QUE PASSA PARA O OUTRO DERREPENTE DESAPARECE E VEM UMA DOR DE CABEÇA QUE DA VONTADE DE BATER COM A CABEÇA NA PAREDE E VOMITO .A DOR DE CABEÇA SÓ PASSA QUANDO VOU PARA O PS E TOMO INJEÇÃO DE DIPIRONA COM DECADRON NA VEIA.
    ATT ALINE CHANCHENCOW

  78. adoroler esas reportagens mas gostaria de saber se boca repuzxando é maal sinao e tbme tremedeirs e caimbra nas maos

  79. faz uns dois dias que sinto a parte de cima do meu labio ficar dormente principalmente quando vou FAZER AS REFEIÇÕES. isso pode ser um sintome de derrame doutor? por favor gostaria de um esclarecimento seu sobre isso

  80. Oi Dr., sinto pressão no rosto e cabeça, dor de cabeça, tontura e mal estar, a palpebra esquerda fica tremendo, tenho 58 anos, não fumo há 6 anos, pressão varia entre 10/7 e 12/8 , não sou obesa nem tenho diabetes, faço exercicios na academia diariamente, tenho colestorol alto, tomo medicação e alimentação saudavel.
    Os meus sintomas são de AVC? corro risco de ter um derrame?

  81. oi Dr,sinto uma sensação de dor no braço esquerdo,sufocamento,falta de ar,palpitação no peito,aperto na garganta,tontura.Tenho 21 anos,tenho um filho de 3 anos,meu peso 57k não fumo,não bebo.
    Dr eu estou com sintomas de um avc???

  82. Dr.O meu pai começou a queixar que uma parte da boca dele e seu braço esquerdo de vez enquanto ficavam dormente,nós como filhos levamos ele a um especialista ele disse que não era começo de derrame,era apenas ilusão dele. Mese depois ele se sentiu mal,estavam escovando os dentes e derepente caiu sem poder se mexer,nos levamos para cama e ele continuou duro não mexia nada,nem conversavam,com a lingua toda enrolada,levamos para o hospital,mais ja´tem umas duas horas e ate agora o medico não falou nada o único remedio que esta dando ele e injeção e soro será que ele esta com derrame me de uma resposta urgente por favor envie para meu email (bibianebahia2011@gmail.com) rapido Dr. a vida do meu pai depende dessa resposta.

  83. OLA!MINHA MAE ANDA RECLAMANDO QUE A BOCA DO LADO ESQUERDO FICA TREMENDO COM FREQUENCIA
    ISSO SERIA UM SINTOMA DE AVC?
    MUITO OBRIGADA

  84. oi bom dia !dr; tenho vinte 24anos e de uns dias pra cá minha boca vem temendo e venho tendo uns fumigamentos por todo o corpo não sei mas o que fazer fui ao medico mas ele falou que isso é problema d nervos me ajude por favor…..

  85. Por gentileza, me orientem:
    Tenho tido a cabeça pesada, a língua parece que amortecida, enformigada, não consigo definir, tive enjoo rápido e muita azia. Me sinto muito zonza. O que seria ?

  86. estou com meu braço esquerdo com flato qdo apoio o cotuvelo esquerdo em algum lugar, o braço na parte de baixo fica pulando e mt . a ponto de eu ver a puxaçao , minha pressao esta 13 por 8 otima e o pulso 88 , esses sintomas apareceram hoje a tarde, pois estou meio gripada e com a gARGANTA INFLAMADA toMEI anti gripais NALDECOM DIA E NALDECOM NOITE, E UMA MINUSULIDA, SERA QUE É POR CAUSA DOS REMEDIOS QUE ESTOU COM ESSES FLATOS NO BRAÇO ESQUERDO………….

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s