A ONU – Organização das Nações Unidas tem atingido no mundo, juntamente com o seu Conselho de Segurança grande prestígio e destaque. Entretanto, o direito de veto na ONU é anti-democrático e faz com que a ONU não seja democrática ou não atinja o sentido da democracia. Daí, o absurdo de 5 países: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China vetarem qualquer proposição que considerem não apropriada aos seus interesse.

Vamos a um exemplo grave: Estados Unidos e Rússia declararam guerra no Afeganistão e no Iraque sem que a maioria houvesse opinado. E por que a maioria não opinou? Porque sabia do direito de veto dessas citadas potências. Dessa forma, como lutar pela paz, pela igualdade econômica e financeira das nações; como interferir em benefício da África e assim por diante? De modo que a ONU só tem mais tempo do que a antiga Liga das Nações, mas, está no mesmo nível.

Ou se reforma a ONU democratizando-a plenamente ou ela não passará de um órgão de luxo e sem valor concreto. Quando é que Bush ou Vladimir Putin pediram a ONU alguma orientação que estivesse de acordo com as mais de 100 nações que estão lá representadas? Não teremos paz com a ONU, só porque para mascarar essas 5 potências colocam sempre como Secretário Geral elementos provindos da África, o que é uma hipocrisia pois, eles agem apenas figurativamente.

Germano Machado, Fundador do CEPA

About these ads