O Direito de Veto na ONU é anti-democrático


A ONU – Organização das Nações Unidas tem atingido no mundo, juntamente com o seu Conselho de Segurança grande prestígio e destaque. Entretanto, o direito de veto na ONU é anti-democrático e faz com que a ONU não seja democrática ou não atinja o sentido da democracia. Daí, o absurdo de 5 países: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China vetarem qualquer proposição que considerem não apropriada aos seus interesse.

Vamos a um exemplo grave: Estados Unidos e Rússia declararam guerra no Afeganistão e no Iraque sem que a maioria houvesse opinado. E por que a maioria não opinou? Porque sabia do direito de veto dessas citadas potências. Dessa forma, como lutar pela paz, pela igualdade econômica e financeira das nações; como interferir em benefício da África e assim por diante? De modo que a ONU só tem mais tempo do que a antiga Liga das Nações, mas, está no mesmo nível.

Ou se reforma a ONU democratizando-a plenamente ou ela não passará de um órgão de luxo e sem valor concreto. Quando é que Bush ou Vladimir Putin pediram a ONU alguma orientação que estivesse de acordo com as mais de 100 nações que estão lá representadas? Não teremos paz com a ONU, só porque para mascarar essas 5 potências colocam sempre como Secretário Geral elementos provindos da África, o que é uma hipocrisia pois, eles agem apenas figurativamente.

Germano Machado, Fundador do CEPA

About these ads

2 comentários sobre “O Direito de Veto na ONU é anti-democrático

  1. quero e vou aprender muito sobre a ONU os direitos humanos
    pois esse ano tenho um professor que é super inteligente e quero mostrar para ele que tambem posso ser assim.
    no primeiro bimestre tirei 10,e nesse bimestre tambem quero conseguir um 10!acho muito interessante esses negocios de gerra,ONU…mais eu sei que sou capaz de melhorar em tudo,só tenho raiva quando ele pergunta algo para a classe e ninguém responde.queria saber tudo o que ele pensa e sabe assim assertaria todas as provas e tiraria 10!a materia que mais me esforço é em geografia,sou uma boa aluna,sou esrudiosa e tal mais sei que posso ser muito maos do que sou e vou ser..
    adorei o conteudo d cima…
    obrigada vai me ajudar e meuito nos estudos

  2. O poder de veto é a prova de que os direitos não são iguais para todos os países. Imaginemos então para aqueles que querem se tornar um país. Coitados, são cidadãos sem direitos civis ou políticos. A pergunta é o que fazer para mudar ? A resposta é a mesma para todo impasse contra a maioria. Unir todos os países que não tem o poder de veto, mas tem o poder de ser a maioria. Ou seja, democraticamente, vetar o veto.
    O Brasil, como grande nação que é, não deveria lutar para fazer parte desta elite ultrajante e vergonhosa de cinco países melhores que os outros, mas sim, lutar para que este poder não seja dado a nenhum país.
    Grato e até.

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s