Tudo é puro para os puros


Diante de afirmativa tão contundente, ficamos de mãos atadas diante de nossa impureza e incredulidade. Além dos impuros, a ausência de pureza afeta também aos descrentes. O apóstolo Paulo tece esse comentário a seu discípulo Tito na sua carta ao mesmo com a sobriedade e naturalidade de um sacerdote envelhecido e experimentado pelo conviver e bem viver com todas as situações. Da afirmativa do velho Paulo depreende-se que a claridade do outro depende tão somente de cada um.

Assistindo as crônicas de A Vida como ela é de Nelson Rodrigues, adptada pela Globo para a telinha, percebo como o autor consegue delinear, depurando da nossa sociedade um quociente cênico, entretanto de altíssima possibilidade. Ainda que não cheguem aos extremos (exageros) a doutrina paulina exaure inocentemente para todos. Para alguns o uso de maquiagem por uma mulher a faz evoluir a volúpia; para outros, uma gargalhada feminina a faz vulgar; para alguns um sorriso é a mais real expressão da lascívia. Entretanto, quando se tem o amor de Deus, tudo é puro. O amor extingue todo o medo. O amor é um dom supremo.

Não apenas a pureza está relativa aos medos, recalques e traumas de cada um, como a maldade está intrínseca em cada personalidade pertubada pela estruturação da sociedade em que cada um se situa. Para alguns a proximidade, o diálogo, o tato, o altruísmo trazem nas entrelinhas das mentalidades pervertidas uma marca cruel da perversão e da maldição da maldade; para outros, o dialógo, o tato, o altruísmo são partes positivas do caráter e da capacidade humana em desejar o bem ao seu próximo. Isto é, nosso pensar, nossa forma de ver, demonstra na verdade quem realmente somos.

Caetano Barata

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s