MUDANÇAS NA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE JANEIRO 2008


A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

Resumo da ópera – o que muda na ortografia em 2008:

– As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiros terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.

– mudam-se as normas para o uso do hífen

– Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.

– Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.

– O trema desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

– O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.

– O acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).

– Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

– Em Portugal, desaparecem da língua escrita o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como em “acção”, “acto”, “adopção” e “baptismo”. O certo será ação, ato, adoção e batismo.

– Também em Portugal elimina-se o “h” inicial de algumas palavras, como em “húmido”, que passará a ser grafado como no Brasil: “úmido”.

– Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.

Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa

335 comentários

  1. Você se esforça pra aprender a escrever direito na escola e aí toma uma rasteira dessas. como o Gabriel disse, vou também escrever tudo errado. pelo menos isso me deixa mais confortável pra continuar escrevendo do jeito que eu quiser no blog…

  2. Para quem escreve corretamente, essas mudanças vão mais atrapalhar do que ajudar; já pra quem está acustumado com o “internetês” (ou seria internetes?), vai ficar feliz a beça…

    Só pra constar: o “apartir” do título não existe, o correto seria “a partir”.

  3. Obrigado Tabata. Não foi um lapso. Nem cheguei a questionar. A internet não nos obriga a estarmos atentos a detalhes que não influenciam na comunicação.

    Não sou contra o “internetequês” é assim que chamo o dialeto da internet. Mas, palavrões não tolero, já que a língua portuguesa tem outras palavras para exprimir melhor nossa interjeição ou espanto.

    Enviem para caetanobarata@gmail.com textos sobre as mudanças da unificação. E em tempo: obrigado pela audiência!

    Caetano Barata

  4. q absuuuuuuuuuuuurdo!!!!!

    não usarei. escreverei tudo errado!

  5. Nossa, quanta alteração, vai ser muito diferença, gostaria de saber se posso copiar o post e colocar no meu blog, claro citando sua fonte, pois este tópico é de suma importância aos brasileiros que nos leem, rsrs

  6. A única regra que não foi unificada foi a que manteve o acento agudo em Portugal e o circunflexo no Brasil nas sílabas tônicas que antecedem eme e ene.

    Digamos que fica como uma espécie de “charme”, assim como entre o inglês EUA e o inglês RU como, por exemplo, em theater (EUA) e theatre (RU). ;)

    []’s,
    Hélio

    http://blackao.wordpress.com/ – blog sobre futebol
    http://heliopaz.wordpress.com/ – blog sobre política

  7. Pelo Amor de Deus. Levei um Susto aqui. Pensou se a gente Começar a Falar Ficheiros, Activar, Ascender.. POWTS Pode Chutar o Balde. A Língua Portuguesa de Portugal tem Horas que Chega a ser Fora do Comum.

  8. Bagunçou um pouco, bom para os infelizes que nunca aprenderam acentuar… mas agora não vamos perceber quem erra, e quem realmente não sabe, pois acento sera “deletado” em proximas modificações…

    Hmm… pelo menos ganharemos 5 minutos que seriam gastos com correções ortograficas, em cada página que digitamos…

  9. Desculpem … Mas deveriamos estar lutando pela nossa lingua Brasileira, e não por essa incorporaçao politica !
    Aqui em Paris ja conseguimos encontrar nas melhores livrarias, livros sobre a lingua Brasileira para alunos franceses e eles ja sabem antes de nos que nossa lingua não é portuguesa. Desculpem mais uma vêz pela acentuação que pode não parecer correta, mas meu teclado é francês.

  10. Última flor do Lácio
    Olavo Bilac

    Última flor do Lácio, inculta e bela,
    És, a um tempo, esplendor e sepultura:
    Ouro nativo, que na ganga impura
    A bruta mina entre os cascalhos vela…

    Amo-te assim, desconhecida e obscura.
    Tuba de alto clangor, lira singela,
    Que tens o trom e o silvo da procela,
    E o arrolo da saudade e da ternura!

    Amo o teu viço agreste e o teu aroma
    De virgens selvas e de oceano largo!
    Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

    em que da voz materna ouvi: “meu filho!”,
    E em que Camões chorou, no exílio amargo,
    O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

  11. Gente isso é idiota, não concordo com essa mudança, acho isso besteira, vamos ter que voltar todos para a escola a reaprender a escrever (será que essa escrita tá certa?)!

  12. a única coisa q realmente me desagradou é a abolição do trema… isso pra mim é “nivelar por baixo”, pq é uma coisa que tem razão de ser, útil, mas q parece q será abolido só pq mta gente não usa…

  13. … Mudanças são sempre bem vindas, mas, neste caso… confesso que não gostei. Quanto à unificação tudo bem, é interessante que países que falam a mesma língua mantenham a homogeneidade na escrita também; agora, com relação aos acentos retirados das palavras mencionadas… não sei, pode ser exagero, mas parece que deixaram as palavras sem a sua peculiaridade… o acento é uma diferenciação, e justamente devido a essas regras que a Língua Portuguesa torna-se especial.

  14. … Mudanças são sempre bem vindas, mas, neste caso… confesso que não gostei. Quanto à unificação tudo bem, é interessante que países que falam a mesma língua mantenham a homogeneidade na escrita também; agora, com relação aos acentos retirados das palavras mencionadas… não sei, pode ser exagero, mas parece que deixaram as palavras sem a sua peculiaridade… o acento é uma diferenciação, e justamente devido a essas regras que a Língua Portuguesa torna-se especial.

  15. Falou-se tanto que ate pensei que haveria uma “revolucao ortografica”… A unificacao entre os paises contemplados sera uma vantagem.A apresentacao das razoes para as mudancas trarao o necessario esclarecimento. No fim das contas, o importante e amar o nosso idioma,com sua musica e deslumbramentos , esta “Ultima flor do Lacio, CULTA e bela”. Que Olavo Bilac nao me condene!Monsenhor Mauricio Curi – Cairo- Egito

  16. FEIRA ….FÁIRA ( ASSIM PRONUNCIAM OS PORTUGUESES )

    BEM …..(OS PORTUGUESES PRONUNCIAM BÁIM )

    CORAÇÃO …..(CURAÇÃO )

    FATO ……..(FACTO)

    TERÇA -FÁIRA

    QUARTA-FÁIRA

    TUDO BÁIM

  17. PORTUGUÉS: ¿LENGUA DE ENSEÑANZA OBLIGATORIA EN VENEZUELA?
    Ricardo Tavares L.
    Cuando se piensa en la opción de enseñar una lengua extranjera en una escuela, hay que ponderar las verdaderas motivaciones para tomar una decisión correcta. Por lo general se consideran razones (geo)políticas (influyentes países vecinos, además de los Estados Unidos de América), económicas (fuertes lazos comerciales con alguna potencia) e incluso históricas (colonización de dos países, como por ejemplo Canadá, donde se habla inglés y francés).
    En el caso de Venezuela, es obligatorio aprender la lengua inglesa en la enseñanza escolar, sobre todo en la secundaria, por factores por todos conocidos: es la lengua con la cual los científicos y profesionales del mundo entero comparten conocimientos e información, la lengua del intercambio comercial, la lengua del turismo… Tiene hoy en día el estatus que tuvo el francés en el siglo XIX, el latín en la Edad Media, el griego en la época de Jesucristo.
    Pero ahora se comenta de la posibilidad de agregar otra lengua extranjera más en el sistema educativo venezolano, el portugués, no tanto por la comunidad portuguesa radicada en este país, sino por el gran vecino sudamericano: Brasil.
    En una ocasión leí en el periódico venezolano 2001 un artículo de opinión donde la propuesta fue planteada. Ese trabajo tiene como título «El inglés y el portugués» y fue escrito por Domingo Alberto Rangel el 21 de noviembre de 2004. Además de hablar de las razones por las cuales justifican la enseñanza del inglés (hasta indica que es la lengua extranjera «de los combatientes de Hamas y Hezbolah en el Medio Oriente, de la guerrilla colombiana y de Osama bin Laden»), propone la inclusión del portugués, por la misma razón de tener al Brasil como «potencia dominante» en el futuro. Ahora bien, los demás argumentos expuestos por Rangel son muy subjetivos (y también exagerados tratándose de un venezolano), por cuanto presentan al portugués como «la más rica y la más hermosa entre las lenguas romances», «una riqueza plástica y un tono cautivador. Es un francés más rico», «el portugués de Brasil es el idioma más elegante y primoroso que haya creado el género humano», «un idioma más exquisito que el francés de la Sorbona y más rico que el italiano». La exaltación es tan grande que la lengua española queda injustamente despreciada: «Mientras el castellano es el idioma de unos hidalgos provincianos de horizonte limitadísimo, el portugués surge en un barco que de Lisboa va buscando desde 1450 el paso del África hacia los mares del sur donde yacen las islas de las especias», «Nuestro castellano parece pobre frente al portugués».
    Verdaderamente sería interesante la enseñanza obligatoria de la lengua portuguesa en las escuelas de Venezuela, pero creo que si eso ocurre, será por razones más vinculadas por la geopolítica y economía que realmente por la belleza. Aún no he oído a alguien decir que le gusta hablar inglés por ser hermosa o rica(tal vez haya muchas personas que lo piensen). El pragmatismo definitivamente acaba por ser la mayor de las motivaciones.

  18. Oi,

    Pensei que fosse mais um hoax. Mas se você cita as fontes, eu acredito…

    Não faz o menor sentido e é um desrespeito! Onde fica a identidade cultural de cada um dos países envolvidos?

    Levando a idéia ao pé da letra…

    Que tal unificar o inglês dos EUA, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Austrália, etc… ?

    O próximo seria o espanhol na Espanha (incluindo catalão, galego e outros dialetos… oops, línguas.), Argentina, Chile, Peru, Colômbia, etc…

    Daí, faríamos o mesmo com o francês da França, do Canadá e todos as ex-colônias…

    Quanto aos benefícios… Bom, isso geraria tanta discórdia que é melhor não pensar. Fortalecimento econômico vem por outros caminhos e o rompimento da barreira linguística é consequência e não causa.

    Sou terminantemente contra. Já tinha ouvido falar de maior integração comercial entre os países, e falando especificamente da português de negócios, algumas mudanças podem vingar algum sucesso. No mais, é um desrespeito.

    Agora, se eu tiver que mudar para ganhar direito a ser cidadão europeu, então eu falo com sotaque português desde criancinha. ;^)

    Abraço,

  19. Pergunto :
    1)- Quais as entidades dos Países de Língua Portuguesa que advogaram e/ou decidiram as mudanças na ortografia da Língua Portuguesa expostas por Caetano Barata ?
    2)- Pela análise do texto verifica-se que não são especificadas nem exemplificdas as normas para o uso do hífen. Porquê ?

  20. Acho essa idéia maravilhosa, mas tenho lá as minhas dúvidas se ela vai ter sucesso. Os portugueses parecem ser irredutíveis quanto ao uso da língua. A questão do criador e da criatura ainda é muito presente nas mentes portuguesas. Tomara que essa unificação seja promissora. Sou brasileira e vivo em Portugal e bem sei as dificuldades, de toda ordem, que enfrento. Torço para que, enfim, possa dizer verdadeiramente que “A minha pátria é a língua portuguesa”.

  21. NA MINHA MODESTA OPINIÃO O PORTUGUÊS DO BRASIL E DE PORTUGAL NÃO DEVERIAM MUDAR …. A MÚSICA (FADO) ME ENCANTA E ESSA DIFERENÇA ENTRE A FALA PORTUGUESA E A BRASILEIRA É MUITO SALUTAR E ENRIQUECE A NOSSA LÍNGUA .
    QUE OS IDIOMAS CONTINUEM COMO ESTÃO … E OS DOIS LADOS SAIRÃO GANHANDO .

    VIVA O FADO !!!!! ….ME ENCANTA VER UMA PORTUGUESA A CANTAR ….PRINCIPALMENTE O FADO !!!!!!!

    SOU BRASILEIRO E GOSTO DE OUVIR OS PORTUGUESES (MELHOR DITO …AS PORTUGUESAS ) .

    ATÉ MAIS ,

    JORGE CORREIA

  22. PORTUGUÊS NA VENEZUELA
    Ricardo Tavares L. 06/08/2007 13:31

    PORTUGUÉS: ¿LENGUA DE ENSEÑANZA OBLIGATORIA EN VENEZUELA?
    Ricardo Tavares L.
    Cuando se piensa en la opción de enseñar una lengua extranjera en una escuela, hay que ponderar las verdaderas motivaciones para tomar una decisión correcta. Por lo general se consideran razones (geo)políticas (influyentes países vecinos, además de los Estados Unidos de América), económicas (fuertes lazos comerciales con alguna potencia) e incluso históricas (colonización de dos países, como por ejemplo Canadá, donde se habla inglés y francés).
    En el caso de Venezuela, es obligatorio aprender la lengua inglesa en la enseñanza escolar, sobre todo en la secundaria, por factores por todos conocidos: es la lengua con la cual los científicos y profesionales del mundo entero comparten conocimientos e información, la lengua del intercambio comercial, la lengua del turismo… Tiene hoy en día el estatus que tuvo el francés en el siglo XIX, el latín en la Edad Media, el griego en la época de Jesucristo.
    Pero ahora se comenta de la posibilidad de agregar otra lengua extranjera más en el sistema educativo venezolano, el portugués, no tanto por la comunidad portuguesa radicada en este país, sino por el gran vecino sudamericano: Brasil.
    En una ocasión leí en el periódico venezolano 2001 un artículo de opinión donde la propuesta fue planteada. Ese trabajo tiene como título «El inglés y el portugués» y fue escrito por Domingo Alberto Rangel el 21 de noviembre de 2004. Además de hablar de las razones por las cuales justifican la enseñanza del inglés (hasta indica que es la lengua extranjera «de los combatientes de Hamas y Hezbolah en el Medio Oriente, de la guerrilla colombiana y de Osama bin Laden»), propone la inclusión del portugués, por la misma razón de tener al Brasil como «potencia dominante» en el futuro. Ahora bien, los demás argumentos expuestos por Rangel son muy subjetivos (y también exagerados tratándose de un venezolano), por cuanto presentan al portugués como «la más rica y la más hermosa entre las lenguas romances», «una riqueza plástica y un tono cautivador. Es un francés más rico», «el portugués de Brasil es el idioma más elegante y primoroso que haya creado el género humano», «un idioma más exquisito que el francés de la Sorbona y más rico que el italiano». La exaltación es tan grande que la lengua española queda injustamente despreciada: «Mientras el castellano es el idioma de unos hidalgos provincianos de horizonte limitadísimo, el portugués surge en un barco que de Lisboa va buscando desde 1450 el paso del África hacia los mares del sur donde yacen las islas de las especias», «Nuestro castellano parece pobre frente al portugués».
    Verdaderamente sería interesante la enseñanza obligatoria de la lengua portuguesa en las escuelas de Venezuela, pero creo que si eso ocurre, será por razones más vinculadas por la geopolítica y economía que realmente por la belleza. Aún no he oído a alguien decir que le gusta hablar inglés por ser hermosa o rica(tal vez haya muchas personas que lo piensen). El pragmatismo definitivamente acaba por ser la mayor de las motivaciones.

  23. Grande merda!

    Cá agora brasileirices…do Brasil só as febras e é nas casas de alterne!

    Recuso-me incessantemente a escrever como pretendem!

    Já cá há pouca roupa…

  24. de facto acho inacreditável quem sugeriu tais barbaridades!! Certo algum Sr. Prof. Doutor….algumas delas podem até serem adaptáveis à população portuguesa! Mas o meu maior espanto recai para o “úmido”. Se tem alguma lógica…

  25. Há muito tenho ouvido falar nas alterações ortográficas da língua portuguesa. E sinceramente, há muita incoerência. Tudo bem, não há necessidade em se escrever eles vêem, já que veem tem a mesma pronúncia com e sem acento. Se o acento é dispensável, é bom que seja eliminado. Isso também serve para enjoo, voo, abençoo, apesar de que vai ser difícil escrever sem esses acentos. Sempre vai parecer que falta alguma coisa.

    Agora, vai se tornar comum daqui a uns anos ouvir uma criancinha num zoológico falar “papai, olha só! Aqui tem um sagui” (/sa’gi/, e não /sa’gwi/). Quanta risada a gente vai dar por causa de um estrangeiro que falar /fre’kensja/, /lin’gisa/! Quanta confusão vai ser no futuro quando uma criança, ao ler um livrinho e se deparar com palavras novas, não saber se se fala bôi ou bói, herôi ou herói! O para sem acento então, vai causar mais confusão ainda! Se querem colocar acento em amámos pra diferençar o tempo verbal, como fazem os lusitanos, por que tirar do pára? É incoerente.

    Já no lado europeu, africano e asiático, é coerente que se tire algumas letras que não pronunciam, como em acção, adopção, baptismo. Outra coisa: se é pra unificar, então deveria haver uma definição entre gênio/génio, bônus/bónus, fenômeno/fenómeno, acadêmico/académico, etc. Qual seria o motivo de permanecer assim? A pronúncia? É porque em Portugal eles pronunciam aberto e aqui fechado (nasalisado)? Se for assim, deixa o trema na lingüiça, porque é assim que a gente fala, com o “ü”.

    Agora, quanto ao hífen… aiaiai… ele serve pra que mesmo, hem? Até já esqueci. Pra unir palavras, não é? Prefixo, sufixo e tal? Substantivos compostos?
    Antes se escrevia creme anti-idade. Hoje escreve-se antiidade. Daqui pra frente a tendência é torna-se creme antidade. E agora? Pagaremos com cheque pré-datado ou predatado? Faremos uma pós-graduação ou uma posgraduação? Vai confundir mais ainda… É mais fácil fazer o seguinte: as palavras se uniram? Bota hífen, e todo mundo fica feliz.

    Bom, acho que é isso… essa é minha opinião.

  26. Gostaria de saber que lei normatiza essas mudanças; pois só lei cria obrigação de fazer ou não fazer. Neste caso, falar e escrever.

  27. Foram poucas as mudanças. Deram-no um pouco de conforto para escrever. Mas, bem que poderiam ir, um pouco, mais fundo nas mudanças.Temos o caso do “s” e “z”, “g” e “j”, “ss” e “ç”, “s” e “ss”, “x” e “ch”, e segue a complexidade latina para o português.

  28. ola pessoal vamos a mudança chega de ficar na masmice , facilitar as coisas que anda muito corrido.

  29. nossa isso vai faze mta gnt fk perdido pq vc aprende dsd pekeno a fazer d uma forma e d repente tudo muda!!! assim ñ da ne!? :)
    100 comentarios!!!

  30. Nóis achemos mermo qui os trem teim qui fikar cmo taa.

    Pod serrr com ol seim asennto messs

    Nóis num ligaa naum o imporrrtannte messs e compertirrrr

    Neéée povu????

    Abraçu pru ceisss…

  31. A maior parte dos argumentos dos Brasileiros são tão ridículos, pois baseiam-se basicamente no seguinte:
    * O português de Portugal é feio! O do brasil é mais bonito! – Como se o que interessasse numa língua fosse a sua beleza!
    * A escrita em português de Portugal é arcaica! – E provas não há? Para mim arcaico é o português que tem laivos de linguagem de macacos e de 160 milhões de brasileiros analfabetos na sua linguagem.

    Criem um lingua nova, assim já podem falar por grunhidos agudizados mono-tónicos (sim porque um brasileiro acentua as silabas todas, né galéra?).

    Não seria mais importante, em vez de quererem unificar a língua (não acham interessante ser o Brasil o país que está a fazer mais pressão? Se calhar é porque tem mais perder económicamente, ou então não…) não seria melhor o brasil terminar com as palavras “setar”, “usuário”, “zerar”, “esporte”, “time”, “onibus”, “protón”, “electron” que vêm descaradamente do inglês? Ou então uniformizar o significado das palavras rapariga, puto, etc ?

    Cumprimentos.

    p.s.: Para a brasileira que disse que tem passado horrores em Portugal, eu queria dizer-lhe que eu também passo horrores quando estou no Brasil quando tento falar com os locais ou então escrever para os locais lerem e como tal ao fim de 2 semanas venho-me embora de volta para o meu país. Apesar disso não me queixo… talvez seja por me vir embora ao fim de duas semanas! Como tal queria-lhe perguntar quando é que as suas duas semanas acabam. É que assim talvez acabasse com os seus lamentos!

  32. eu acho isso maneiro vey mais e bom que dificulta mas kkkkkkkkk
    muito massa mesmo

  33. No Brasil “puto” não tem nenhum significado ….na Argentina “puto” significa homossexual ( bicha, boiola , bambi , veado , etc ) em portugal ” PUTO” SIGNIFICA adolecente ( moleque , garoto , …etc) .

    Rapariga em algumas partes do Brasil pode significar “puta” ,

    camisola no Brasil significa roupa de dormir de mulher e em Portugal camisola significa camisa ( por exemplo , camisola de jogador de futebol )

    No Brasil é térreo …em Portugal é res do chão .

    Sou brasileiro e sou a favor da unificação da escrita , mas contra o falar dos países …..portugal deve continuar com seu sotaque ( que eu acho diferente e bonito e o som dos cantores (as) de fado é maravilhoso , dá gosto ouvir um fado ( muito bonito!!!!!!!) .
    eu entendo tudo que um portuga fala , e estranho quando um brasileiro fala que entende melhor um da fala castelhana a um português , apesar que quem tem uma certa cultura em português o espanhol ( latinoamericano) é muito fácil de entender …é semelhante ao nosso idioma …apesar dos ” falsos amigos ” …quando dizem comida “exquisita” estão querendo dizer comida saborosa .
    É um mito dizer que brasileiro trata mal aos portugueses , eu sou filho de português e sempre fomos tratados com carinho aqui no Brasil , o que há na verdade são as piadas que está enraizada desde o Brasil colonial , o povo brasileiro é diferente …país com espírito mais divertido engraçado e gostam de tirar sarro de todo mundo , agora o povo português é muito mais fechado .

  34. ***************************************************************
    Dono casa alterne Disse:
    Abril 20, 2008 às 1:49 am

    A maior parte dos argumentos dos Brasileiros são tão ridículos, pois baseiam-se basicamente no seguinte:
    * O português de Portugal é feio! O do brasil é mais bonito! – Como se o que interessasse numa língua fosse a sua beleza!
    * A escrita em português de Portugal é arcaica! – E provas não há? Para mim arcaico é o português que tem laivos de linguagem de macacos e de 160 milhões de brasileiros analfabetos na sua linguagem. ……….

    ***************************************************************
    ***************************************************************

    Não são os brasileiros que falam que o português do Brasil é mais bonito ….muitos portugueses a, inclusive jornalistas e escritores portugueses de renome já escreveram e dizem que o português do Brasil é belo .
    Vejam o que diz um venezuelano ( língua castelhana ) sobre o português falado no Brasil :” Ahora bien, los demás argumentos expuestos por Rangel son muy subjetivos (y también exagerados tratándose de un venezolano), por cuanto presentan al portugués como «la más rica y la más hermosa entre las lenguas romances», «una riqueza plástica y un tono cautivador. Es un francés más rico», «el portugués de Brasil es el idioma más elegante y primoroso que haya creado el género humano», «un idioma más exquisito que el francés de la Sorbona y más rico que el italiano». La exaltación es tan grande que la lengua española queda injustamente despreciada: «Mientras el castellano es el idioma de unos hidalgos provincianos de horizonte limitadísimo, el portugués surge en un barco que de Lisboa va buscando desde 1450 el paso del África hacia los mares del sur donde yacen las islas de las especias», «Nuestro castellano parece pobre frente al portugués».

    Alguns portugueses não sabem perder ….e vêm querer contestar o incontestável …..querer dizer que : “português que tem laivos de linguagem de macacos e de 160 milhões de brasileiros analfabetos na sua linguagem. ……….
    Por isso eu tenho a dizer que a mediocridade não tem fim .

  35. Eu sei que a “reforma” já foi assinada e tudo, mas não tem como protestar, não?!
    Afinal, a língua portuguesa do Brasil também é minha, é do povo todo, e por acaso perguntaram pra alguém sobre isso?

    Acredito que a retirada do trema, por exemplo, só dificultará mais o aprendizado da língua: as crianças agora serão obrigadas a decorar que “linguiça” se fala lingÜiça; um estrangeiro nunca saberia quais palavras se pronunciar de que jeito simplesmente lendo-as em um texto – porque o “qui” de quilombo se pronuncia diferente de tranqüilo?

    As novas normas que me desculpem, mas eu continuarei a escrever “errado”.

  36. Em tempo: acho lindas as diferenças entre as línguas portuguesas, e, apesar de ser brasileira, acredito que seria uma pena, por exemplo, que o húmido de Portugal perdesse seu “h”.

  37. eu acho que nao deveriam colocar as letras k,w e y porque nao precisa e elas nao pertencem a lingua portuguesa e eu nao vou colocar 26 letras no alfabeto sem necessidade

  38. eles tem qui mudar nosssa lingua de outro jeito como resolver o problema do c e q, g e j , h no começo da palavra ,s e z , x e c, s e ç , l e u no final e no meio da palavra e o i trocado pelo h na palavra alho e em outras.Eles tem que pensar melhor antes de fazer qualquer mudança na nossa lingua.

  39. Acho uma tremenda besteira, afinal, como ficarão as obras dos autores brasileiros escritas com a ortografia original? Passamos tanto tempos em salas de aula, provando que sabemos fazer certo, ralando em faculdades para fazermos correto as trabalhos acadêmicos, provando que sabemos ou aprendemos, para depois aparecerem tres idiotas, mudando tudo para facilitar. Isso, não vai dar certo.

    Cristian.

  40. Confesso que estou um pouco desapontada com essas mudanças, afinal para mim seria bem mais cômodo continuar a escrever do jeito que aprendi. Acho que a acentuação gráfica na língua portuguesa uma coisa belíssima, que identifica a fonética, o tempo, etc. Acho até que já mudaram demais. Temos que evoluir, mas com o cuidado para não acabarmos como o inglês americano, por exemplo, que evoluiu tanto e tão rápido que perdeu muito da beleza e estilo. Por mim, se querem mudar o português, que se especializem em ensinar a quem não sabe, pois as barbaridades que se vê na internet e até nas salas de aula são terríveis. Querem mesmo mudar o português? Por que não começar ensinando a quem não sabe ainda? Dá até pena…

  41. Bom , nossos livros irão virar lixo.Com as poucas mudanças as editoras de gramáticas,dicionários irão lucrar horrores.
    E nós?Iremos ter que comprar tudo de novo ?
    Fora que eu não concordo em falar linguiça….

  42. Poxa Louise obrigado você disse tudo o que eu pensava …….Concordo plenamente contigo, daqui alguns dias nosso idioma será tão pobre e ridículo quanto o inglês onde já se viu eliminar o trema pra quem sabe ler o trema conta e muito pra quem não conhece a palavra fica difícil saber que i QUI é um dígrafo consonontal .

  43. A unificação do Português traz mais pontos positivos do que negativos. A escrita se torna mais fácil para a compreensão do povo, principalmente em conferências e eventos internacionais. As mudanças no Brasil não são drásticas o bastante para ocorrer uma manifestação de caracter social, já que são mudanças que reunidas não ultrapassam 2 folhas de papel ofício. Entretanto o Português com essas mudanças em vigor, se tornará sem dúvida alguma, a língua mais difícil e complexa na atualidade, sendo bastante difícil para a compreensão dos outros povos e para o aprendizado Brasileiro.

  44. Nossa, acho extremamente desnecessário, além de ser algo que possa confundir bastante, tanto nós brasileiros, quanto os de outros locais… Creio que beneficie os outros países apenas , além de que incluir o ‘k, y, w’ já foi colocado em pauta há tempos, mas somente agora está oficialmente aprovado. Discordo plenamente das mudanças na língua portuguesa, porque as palavras têm um sentido, e continuarão com ele e, mudando a forma de escrever, só os resultados alheios e gerais serão mais fracos do que já são. Inclusive, a pronúncia de certas palavras, que continuará sendo a mesma, fica conturbada, assim como as demais mudanças.

  45. achei o màximo pois agora não precisamos se preocupar tanto com a ortografia.

  46. puts! quando eu estiver com netos vou falar uma historia das mudanças ortograficas]

  47. Para o “Só Malucos”:
    Um problema de Portugal??? lol essa é boa, vocês é q estão a usar a nossa lingua pá. se estás mal começa a falar espanhol, pode ser q te faça bem à dor de cotovelo.
    Bairrozinho da europa… omg, pois bem, não somos um país mto grande, é verdade (como nenhum pais europeu o é), mas fodasse esta merda de planeta foi todo nosso caralhuuuuu.
    Disseste e bem q se maioria dos brasileiros viesse a Portugal causariam um grande engarrafamento, mas de facto isso já acontece. Quando vou a um bordel aquilo é um engarrafamento de putéfias brasileiras atrás de mim q é uma coisa parva.
    Em relação à beleza, é verdade, O brasil é um país mto bonito, mas isso é obra da natureza. voces não mecheram um pintelho q fosse para q a vossa terra fosse desta ou daquela maneira.
    E por fim, ya nós vamos ai pq nós não somos bichos pá. Nós temos aquela vea de descoberta q sempre tivémos e gostamos de conhecer novos locais. e pra mais nós ganhamos tipo 1 milhão de vezes mais q vocês e podemos dar ao luxo de ir enterrar ai os euros, q por sinal, convertido para a vossa moeda, q mais parece dinheiro de monopólio, chegamos à conclusão q com meia dúzia de euritos podiamos comprar essa merda toda. Enjoy it!!!

    Adeus.

  48. oi sou Argentina e estudante da Língua Portuguesa(do brasil) estou ecrevendo uma monografia sobe as mudanças na líndua gostaria de saber o verbo ele mantén e eles mantêm entra na mudança dos verbos o como vai ficar
    obrigdo

  49. Li todos os comentários sobre as alterações da ortografia da língua portuguêsa. Alguns concordam e outros discordam. Particularmente, concordo com as alterações, pois elas contribuirão para a unificação do português nos diversos países onde ele é falado. O inglês, o francês e o espanhol teem grafias únicas nos diversos paises onde esses idiomas são falados. Outra vantagem é a simplificação da língua, pela eliminação de tantos assentos e do trema que são denecessários, pois já pronunciamos as palavras de maneira correta, com trema ou sem trema. A indignação da maioria dos que são contra é por acharem difícil adaptarem-se ao novo modelo, pois é da natureza humana não aceitar mudanças.

  50. galera é o seguinte essa coisa de mudança no portugues é so mais um jeito de chamar a atençao isso num vai durar muito tmp fikm so esperanu ^^
    “isso é moda”

  51. isso uma klunia uma klunia
    acreditem ninguem vai escrever essa lingua

  52. Na verdade a internet está deixando as pessoas mais desleixadas,por não precisar estar corrigindo a ortografia!

  53. Realmente isso complicou a vida de quem escreve certo e agora terá que estudar tudo novamente. Agora fico pensando…os corretores ortográficos do word e outros programas, terão estas alterações também? Aí quando escrevermos certo vão indicar que estão errrados….ih, isso vai ser uma confusão.

  54. Muitos reclamam ai falando que não vão escrever.
    No fim todos vão escrever sabe pq? Pq o defeito do Brasileiro é que são acomodados. Reclamam, reclamam e reclamam mas nunca saem de dentro de casa para fazer algo. Então procurem se atualizarem.

  55. Que absurdo…
    Como será daqui pra frente com essa mudança?
    E nosso TCC, estaria errado a nossa ortografia antiga? Ou considerarão?

  56. Não vejo muitas vantagens nesta mudança. Em vez de mudar a velha língua de Machado, Clarice Lispector, Drummond… POR QUE NÃO MELHORAR O ENSINO?!
    A nossa língua e os nossos acentos ortográficos, demonstram quão culto nosso português-brasileiro é! Portanto, devemos preservá-lp! Se nosso Presidente LULA não teve oportunidade de aprender nossas regras gramaticais na escola, aumente o acesso e a qualidade do ensino em vez de adaptar a língua de um país imenso, como o Brasil, à sua “restrita” capacidade de ortografia. (Rs…)
    Na verdade, acho totalmente desnecessário essas alterações. Pois, admiro quem sabe usar corretamente as nossas palavras.

    SOU TOTALMENTE CONTRA A MUDANÇA ORTOGRÁFICA BRASILEIRA!

    Até mais.

  57. ISTO É RIDÍCULO!
    só isso que se tem a falar.

    “- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.”

    Isso me deixa indignada.
    Mas, o ‘jeitinho brasileiro’ agora vai!
    O brasileiro já gosta de facilitar as coisas, pois pronto, agora ficará tudo bem melhor as pessoas que não preocupam-se tanto com a grafia culta.

    é uma pena..

  58. Bom, eu acho que muda o jeito de falar, o som nas palavras ,com por exemplo, “vêem” para ” veem”,
    perdem totalmente a força, assim , no começo ire-
    mos entrar em confusão para analisar o texto, sintaxe,
    e a colocação ao fazer , como a analise óxitona ou proparóxitona, ou que seja, principalmente na nossa
    Lingua Portuguesa.

  59. Achei um absurdo, pois as regras não podem ser mudadas, assim do nada. Além do que vai confundir muito, como vou pronunciar uma palavra átona ou aguda sem que os acentos estejam presentes ou ausentes.

  60. odiei…mas como o brasileiro tem preguiça de escrever…fazer o q ne…

  61. Muito boa essa mudança.
    PAdronizar a escrita nos países que falam portuguê

  62. Nossa eles veem com cada coisa , e agora o que a gente faz com o corretor ortográfico que tinha no word ????

    Seja como for a dica é esquecer todos os acentos mesmo

  63. A língua é viva e por isso passiva de mudanças. Vivemos tempos de globalização, faz sentido termos uma linguagem acessível a todos para uma comunicação efetiva .

  64. Gente isso é um absurdo! Como todos estão dizendo, isso é uma injustiça! Pessoas passaram anos de suas vidas aprendendo o correto, e simplesmente dizem que haverá mudanças..
    Ah francamente um país como esse que necessita se preocupar mais com outras mudanças significativas, vai conseguir dificultar mais ainda o aprendizado de outras crianças que estão chegando aí!

  65. Todos os conhecedores do assunto , só protestam sem causar nenhuma melhoria ou flexibilidade , ao ponto de todos os brasileiros aprendam e ensinen a nossa ortografia com facilidade.
    Mande ideias , para aprimorar e melhorar a ortografia.
    Eu sou ¨BURRINHO¨ mas não tenho preguiça de estudar até me adaptar as novas mudanças.
    ANDRÉ

  66. eu adorei saber que nos próximos anos,haverá uma mudança na nossa lingua portuguesa.
    adorei a idéia de que o alfabeto possuirá 26 letras…
    estou muito feliz com a mudança..

  67. Ah francamente um país como esse que necessita se preocupar mais com outras mudanças significativas, vai conseguir dificultar mais ainda o aprendizado de outras crianças que estão chegando aí

  68. De um ponto de vista global acho que em alguns aspectos as mudanças na língua portuguesa irão ser muito úteis ,porém , em outros poderão dificultar a aprendizagem dos alunos.
    Pessoalmente, acho uma certa desvalorização da língua e há outros conceitos para serem mudados na gramática, como por exemplo substantivo/adjetivo

  69. Acho que tudo o que está sendo mudado era, ou melhor, é extremamente NECESSÁRIO!!
    Precisa ter acento, precisa ter trema para diferenciar!
    Não sei o que isto vai trazer de bom!

  70. Acho uma boa essa unificação, para mim vai ser legal, pois aplico muito a questão da ortografia no dia a dia do meu trabalho, e quase todos me consultam para saber se as palvaras estão sendo usadas corretamente, ortografia, concordância ,etc.
    Tenho que estudar essas novas regras de mudança.
    Para mim vai ser divertido pois adoro a nossa lingua mãe

  71. Bom, penso que foi para complicar mesmo a nossa lingua que já é tão difícil de se comunicar, pois cada região tem uma diferença na pronúncia do nosso vocabulário, também lembrando que a nossa pronúncia sempre muda. E para as crianças de 3 anos pra cima que estão aprendendo a falar a nossa lingua? Bom, acho que temos que rever as mudanças feitas.

    Obrigado ;D

  72. ana karolina ,
    essa mudança dificulta um pouco aos jovens, mas as crianças que virão não serão prejudicadas pois não aprenderam o que o jovem aprendeu.
    bjs, ???.

  73. É interessante,porém vai complicar um pouco.Demorará para nos acostumarmos com essa mudança na ortografia.

  74. Porque esta bobagem. Concordaria se tirasse todos os acentos como no Inglês.

  75. «É um Fato que vou de Fato.» Para nós portugueses é muito esquisita esta maneira de escrever.Aqui seria: «É um Facto que vou de Fato.» ou substituindo por outras palavras :É uma realidade que vou de Fato (Terno)são duas coisas totalmente diferentes.Em brasileiro é paletó, colete e calça que se chama-se um terno,aqui Fato,e isto misturado à brasileira é esquisito.

  76. Deveriam oferecer um curso gratuito de reciclagem a todos os professores de língua portuguesa, pois depois de nos formarmos e nos dedicarmos tento a nossa profissão sabermos que tudo foi mudado de uma hora para outra, é muito ruim.

  77. q porcaria!!! to na 8ª serie e mau consigo escreve direitu e ainda mudan aa porcaria das palavras!!!
    continuarei a escrever du jeitu q quizer!!! ^^

  78. Puxa! Vou dizer aos meus alunos que algumas regras gramaticais que tentei passar para eles foram de água a baixo. Não vou me surpreender se for adotado a escrita internetiana. Só é mesmo o que está faltando. Mas também, já estamos acostumados , a situação continua a mesma. Que venham as ordens a serem cumpridas.

  79. A lingua portuguesa è uma das mais complicadas ao olhar ortogràfico; com essas mudanças facilitarà muito para quem esitver aprendendo agora,por isso olhando por esse lado vai ser bom!!! MAS SE NEM CRISTO AGRADOU A TODOS NÃO SERIA ISSO QUE AGRADARIA…

  80. eu adorei esse site eu nunca havia entrado nele adorei ler este texto grandes mudanças irão acontecer na língua portuguesa.
    Voltarei mais vezes para ler outros textos.
    xau

  81. Se a escrita é uma memorização da leitura,como ficarão os meus romances e dicionários antigos logo após a implementação da nova ortografia em 2009.Serão jogados fora e criados uma nova biblioteca? Haja dinheiro.Porque você não vai ler uma palavra de uma maneira e escrevê-la de outra.

  82. Eu acho isso uma vergonha, não adianta mudar a lingua para melhorar as coisas com outros países a língua portuguesa não será mais forte com essas mudanças, e como podem ver tem muita gente que também acha o mesmo. O povo não sabe nem as antigas normas imagina a nova?E as pessoas que passaram anos e anos fazendo mestrado e agora muda?E os livros dicionarios e tantos outros?Não estão vendo que isso vai gastar dinheiro que nos não temos?Porque em vez de mudar as regras para ”simplificar” não melhoram o ensino brasileiro?
    Isso é bem típico dos brasileiros sempre da um jeitinho para não fazer a coisa certa.Isso é ridiculo.Ja não temos patriotismo e querem nos tirar a unica coisa que temos que é a nossa lingua nossa cultura nossa identidade.Digam não a essa lei ridicula e fora de aceitação.
    Diga não.

  83. Estou terminando a faculdade do curso de Letras e durante o curso não aprendemos nada sobre essas mundanças. Agora fico imaginando com vai ser encarar uma sala de aula até me acostumar com essas novas mudanças. Falta do que fazer. Sabe de uma coisa, ensinarei errado mesmo, faz 23 anos que aprendi a ler,escreve e falar assim e agora vem essas mudanças. Tantas coisas poderiam mudar tais como melhorar as escolas, o salários dos professores e etc. Mas “eles” só pensam em mudar aquilo que não mexe com o bolso. Bom amigos já que tudo muda, vamos falar axim, naum importa o Geito que se falla ou comuw se iscreve o iporttante é qui si intenda. Nóis do Brasiu naum somus insinados a ler mesmuw. tantu fais naum é verdadi.

  84. muito mal porque as mudanças de ortografias vão confundir algumas pessoas principalmente aquelas que ja estao acostumadas. homos valar errrrodo.

  85. na boa achomos um saco ter essas mundança no lingua portuguesa por que terem essas mudanças passamos um trabalho para escrever certo isso vai confundir mais ainda nossas cabeças já apredemos de um jeito e agora vai mudar isso é um saco

  86. oi td bem como vai

    quero dizer que gostei muito das mudanças na ortografia

    bjokas xauzinho

  87. essas mudanças sao um saco mesmo se nao conseguiamos escrevr direito antes imagina agora!!!!!!
    que sacooooooooooooooo!!!!!!!!!!!

  88. infelismente o poder de um presidente faz as crianças crescerem sem acento de inteligensia e nem virguma de consiencia para as dificuldades da sociedades onde vivem com um agudo sentido de nao poder estar con sentido na vida sem ponto

  89. PÔ MÓ CONFUSÃO AÍ…. IMAGINA SE SUMISSEM TODUS OS ACENTOS…CONCERTEZA ESTARIA REPROVADA……….TIPO ASSIM AK NA ESCOLA O POVO NÃO CURTIU! A GENTE JÁ NÃO CURTIA O PORTUGUÊS E AGORA ……PUTS…PIOROU TUDO….. MAS QUE NADA A GENTE SE ENTENDE DO JEITO QUE DÁ… OU NÃO!!!!!!!!!!!!!!! ESSA É NOSSA OPINIÃO…
    JESSICA ,FERNANDA E DOUGLAS.

  90. Aô, muito bom legalzão, preimeiro que estou precisando de uma boa nota em portugues e a professora passou esse trabalhinho de bonus para mim, sem dizer que é muito bom certas regras

  91. na minha opinião, eu acho errado. porque mudou muitas coisas e eu nao sei se vou me adaptar.

  92. .°º°.°º°.°º°……..
    Pode ser legal!!!
    a nossa língua ta evoluindo…………..

  93. bom,essa mudança terá consequencias boas e ruins!
    para a criançada que tá começando agora será mais fácil mas pra quem já aprendeu será um pouco diferente!
    nosso país precisa de mudanças………….
    eu aprovo…..
    bjsssss

  94. Me pergunto como é que estão os professores e professoras que estão ensinando as crianças a escrever e ler, e de uma hora pra outra, começam a ensinar logo tudo como vai ser a partir do ano que vem ou ficam desanimadas, ensinando do mesmo jeito e sabendo que o que tão explicando não vai ser tão utilizado assim, já que vai mudar as regras.

    E será que o corretores ortográficos como o do Word vão ser logo atualizados?
    Porque fica difícil você escrever com as novas regras e o Word teimar que ta tudo errado.

  95. Bom… Qual será a próxima mudança? Ou seria: quau sera a prossima mudanssa? Do jeito que vão as coisas vamos ter de esquecer tudo o que nossos bravos professores nos ensinaram. Daqui a pouco cada um vai escrever como quiser. A regra será: escreva! não importa como!!! Tem gente que acentua errado, coloca o hifen onde não tem e tal, mas nem por isso devemos alterar tudo! Nem pra unificar nosso idioma com o de outros países. Temos muitos dialetos em território nacional. Isso sim deveria ser valorizado e unificado. Nossos vocabulários regionais não são oficializados, e olha que é muito rico! É complicado pensar que tendo tantas coisas mais importantes pra se preocupar, nosso Exmo Presidente da República fique atrás de catedráticos por causa da nossa ortografia, enquanto alguns políticos unificam o patrimônio do país (ou será que na ortografia deles não é paÍs e sim, pais…) ao seu próprio espólio debaixo das barbas dele. Enquanto assassinos, pedófilos, e todo tipo de marginal fica brincando de vai-e-vem das delegacias e dos presídios, enquanto o nosso código penal é mais arcaico que qualquer outra coisa e deixa muita brecha para os bandidos terem previlégios, enquanto os chefes de familia tem de se virar em cinco para sustentar a família com um salário de R$415,00. E sem proteção dos direitos humanos, ainda!!! É triste amar um país onde se muda quase tudo, menos a mentalidade dos políticos e a condição social dos mais necessitados.
    A mudança na ortografia é só pra encher “linguiça”!!!! Precisamos mudar o país e não a língua portuguesa…

  96. uff vlw mesmo ai por vcs ter tirados esses acentos qu nao valia para nada , apenas para conplicar ainda mais o apredizado. agora ficou mais faciol e melhor de estudar português por que antes era orrivemmm
    hum seper obrigadu e gostaria qu tirasem mais coisas

  97. Os senhores e senhoras me desculpem, mas a Língua Portuguesa está sofrendo um regressão enorme, um língua tão bela e complexa, está perdendo sua complexidade.
    Simplesmente não vejo motivos tão urgentes e evidentes para que estas mudanças sejam efetuadas, simplesmente vejo o Brasil caminhando (ainda mais) para o “abismo da ignorância”, pois retirar características de uma língua por questões diplomáticas (creio eu), ora, faça-me o favor, os estrangeiros que se virem em aprender nossa lingua, dela não abro mão!
    Despeço-me sabendo que com apenas esta curta mensagem não poderei conter esta lástima, mas posso manifestar minha incompreensão e total recusa à essa “nova atualização” a Língua Portuguesa, que creio eu, vá “emburrecer” muito o brasileiro.
    Inconformadamente,

    Luiz Fernando.

  98. Olha nós somos colegas e a professora colocou pra fazermos um juri simulado sobre as mudanças da lingua portuguesa…Felizmentee noix ficamos cum o lado q acusa…Pq axamos essas mudanças muito erradas e as pessoas jah tein preguiça de escreve ee é um sacrificio pra aprender imagine agora q esta mudandO…aff mo preju…hsauhsa
    Valeu
    bjOs

  99. Creio que devemos aceitar o novo. Levaram muitos anos estudando essas alterações. Vamos ler, estudar e aplicar no dia a dia essas modificações, que acredito sejam melhor para todos os países de lingua portuguesa, cujo objetivo é unificar as regras ortográficas.

  100. Ditar para Portugal, dono da língua, como tem que ser a reforma ou a mudança, não seria como o FMI ditar as regras aqui no Brasil?

  101. Não é Portugal que tem que se conformar com a realidade brasileira da língua e, sim, o Brasil que a toma emprestado para usar. Nós só podemos mudar algo que nos pertence. Um idioma, seja qual for, é como um objeto histórico que deve ser preservado durante o passar do tempo. Não é difícil de entender o porquê da hesitação portuguesa quanto a essa solicitação pactuada de mudança.

  102. Se nós, brasileiros, não estamos acostumados a valorizar o que tem valor, então, deixemos que nos ensine!

  103. bom isso realmente n vai ser muito legal afinal eu já fiquei horas estudando esses tipos de regras agora como num passe de mágica tudo muda e nós estudantes?Como nós ficamos? n existe nem um tipo de respeito conosco?

  104. E as pessoas que são acostumadas a escrever sem acento como ficam? Isso realmente é um absurdo ortográfico!!!!!!!!

  105. creeeeeeeeeeeeedo.

    vou fika com o português antigo
    `mais pratico e rapido e ja estou quase o aperfeicoando

  106. eh muito chatu ixcreve axim e ainda dificultam mais ainda noxas vidinhas .
    se antes os professores jah cobravam estudos dos alunos agora entaun neim se fala !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bem sei q sou minoria entaum a todos q curtiram as novas regras um abraxaum e a todos q detestaram mtos mais abraxus e beijaum.

  107. para mim não faz importancia, mas eu acho que vai ficar mais chato;não sei pra que essa bestera a lingua portuguesa ja esta otima assim,não acho legal mudar a lingua portuguesa.

  108. A mudança que precisamos e no país e nao na língua portuguesa…rsr,rsrrsrs

  109. Poow meoo :~! Essa mudança foi boa por um lado mais péssima por outro:~!
    O lado bom é q facilitou para os estrangeiros
    O lado ruim é que COMPLICO para nós brasileiros…
    Ou seja todos esse anos de banco escolar não vão servir pra praticamente nada??Mais tudo bem essa é a nova regra da língua portuguesa devemos de segui-la…!
    Agora espero que nao haja mais mudança né porque senão dai vai ficar difícil a gente nem bem se acostuma com essa regra e já vem outra:~!
    Essa é a minha Opinião (y’
    Muito obrigado :*

  110. É isso mesmo não precisa ter mudanças na lingua portuguesa …..
    pra que??hoje em dia a escola não serve pra nada mesmo
    e ainda muda
    rsrsrs

  111. Mesmo com as mudanças no português agente tem ficar por dentro de tudo que esta rolando e sempre aprender mais sobre a nossa lingua………….
    Tente aprender mais sobre a lingua!!!

  112. Eu estou saindo do fundamental agora depois de oito anos aprendendo a escrever de um jeito quando eu for prestar um vestibular por exemplo daqwui uns quatro anos pode ser uqe eles ja não aceitem mais que se escreva com acentuação certas palavras…Bom o governo não tem outra coisa pra fazer?
    Eu prefiriria que esses acentos fossem tirados com o tempo como muitos acentos foram tirados de certas palavras…Eu estava conversando com minha porfessora e ela disse que esta emncarregada de ensinar tudo novament6e para os alunos do ano que vem que estiverem saindo do fundamental…Nós do médio também…O ocnteúdo será todo trocado por gramática só para nos ensinar novamente…
    Mais já que é assim que tal voltarmos pra pré escola…rsrs

  113. – bom, é ruim mesmo aprendemos uma ortográfia e agora mudar tudo . só que isso é não é para prejudicar ninguém, sim para fazer nosso país crescer, uma forma de facilitar a divulgar nossa língua, além de tudo é considerada uma das mais difíceis no mundo a fora ! então, em vez de pensarem que esta vem por piorar ou pra ‘ ferrar ‘ , não ! sim para melhorar e crescer o desenvolvimento no país , que tudo está ligado uma coisa a outra ; )

    ‘ penso assim ;*

  114. credo essas mudanças vão ser péssimas para as pessoas que escrevem corretamente

  115. A lingua portuguesa deveria extinguir! O lingua chata e difícil!Prefiro o inglês que é uma lingua fáci e prática e nao tem esssas mudanças idiotas da lingua portuguesa.

  116. A palavra (lingua) é o instrumento mais nobre para transformar o mundo. Deve ser usada para comunicar. Comunicar bem, é usar a língua também para o bem. Pensando assim, a unificação do código de nossa língua evoluiu. Ainda que pouco, mas um passo siginificante para padronização da Língua Portuguesa.

  117. VIVEMOS EM CONSTANTE CONFLITO DE APREDIZAGEM E AINDA ASSIM NOS PRENDEMOS NOS PARADIGMAS DO PASSADO, BOBAGEM! TUDO O QUE “NOVO” ASSUSTA MAS PORÉM,O QUE ASSUSTA MESMO É A NOSSA IGNORÂNCIA DE APRENDER O QUE É NOVO PENSEM NISSO.

  118. Li meia dúzia de comentários de portugueses retardados aí, que fiquei de cara… Ainda se acham primeiro mundo, com essa mediocridade.
    Ridículo.

    Sobre as mudanças, vou mandar pra puta que pariu o otário que vier querer me fazer usar essas mudanças ridículas.

  119. Alguém deve estar levando alguma vantagem com essa palhaçada. Em meio a tantos problemas sérios que vivemos, deveriam se preocupar com coisas mais sérias. Por que não se preocupam com o sistema de saúde, – que é uma vergonha nacional e dispensa comentários – a própria educação pública que é uma lástima e ultimamete não ensina nem o que já usamos a décadas? Deveriam se preocupar, é em acabar com a corrupção no país e colocar em prática as leis que existem e não são cumpridas em grande parte. Sugiro que, ao invés de se preocuparem com mudança de ortografia, deveriam procurar pôr em prática, A CONSTITUIÇÃO, O ESTATUDO DO IDOSO, O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, O ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE… Talvez vocês não saibam, mas tudo isso ainda não saiu do papel. Perderam tempo criando tudo isso; pois “TUDO ISSO AINDA É UMA UTOPIA” Ah!!! Só prá ressaltar; acabamos de… “COMEMORAR” – se é que exista algo a “COMEMORAR” – os 20 anos da nova CONSTITUIÇÃO. Que legaaaaaaaaaaaaal!!!!!

  120. Não consigo entender.Em meio a tantos problemas sérios que vivemos, deveriam se preocupar com coisas mais sérias. Por que não se preocupam com o sistema de saúde, – que dispensa comentários – a própria educação pública que deixa muito a desejar? Deveriam se preocupar, é em acabar com a corrupção no país e colocar em prática as leis que existem e não são cumpridas em sua grande parte. Sugiro que, ao invés de se preocuparem com mudança de ortografia, deveriam procurar pôr em prática, A CONSTITUIÇÃO, O ESTATUDO DO IDOSO, O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, O ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE… Talvez vocês não saibam, mas tudo isso ainda não saiu do papel. Perderam tempo criando tudo isso; pois “TUDO ISSO AINDA É UMA UTOPIA” Ah!!! Só prá ressaltar; acabamos de… “COMEMORAR” – se é que exista algo a “COMEMORAR” – os 20 anos da nova CONSTITUIÇÃO. Que legaaaaaaaaaaaaal!!!!!

  121. Cada mudança influencia na vida de muitas pessoas mas se essa mudança é pra um bem maior eu a apoio.

    Mas cada um tem sua opinião!!!

    E pra falar a verdade tem algumas mudanças que pra mim e outros alunos do ensino médio serão muito boas pois acabaram com aquelas coisa chatas como Vôo lingüiça e outros mais.

  122. Eu dizcordo DA MUDANÇA DA LINGUA PORTUGUESA
    POIS JA ESTAVAMOS ACOSTUMADO A ESCREVER AS PALAVRAS ACENTUADS !

    AGORA VAMOS TER Q PASSAR POR MUDANÇAS COMEÇAR TUDO DE NOVO

    MAIS TEMOS QUE ACEITAR JA FOI MUDADO MESMO

  123. Passei a ter uma coleção de dicionários e gramáticas
    desatualizados em minha estante, e com parte de seus ensinamentos inúteis.
    Os já abastados donos de editoras estão rindo à-toa!

  124. na nossa vida nos termos de
    aprende tres coisas
    aprende, desaprende e reaprende

  125. Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que no Brasil NÃO se fala Português. A nossa língua tem, com o Português, a mesma relação que este tem com o Latim – uma deu origem à outra. E nossa língua foi diferençada pela aglutinação de palavras de origem árabe, banto, congolês, inglês (por exemplo, bonde, bife, etc., palavras que inexistem em Portugal).
    As mudanças que deveriam mesmo fazer, não fizeram e nem farão NUNCA:
    1. Acabar com uma consoante ter o som de outra. Por exemplo: princesa, beleza, casa, exato… Ora, se o fonema é “zzz”, use-se a letra z, para mostrá-lo.
    2. Acabar com “gu” e “qu”, quando o u não soa. Palavras que têm som de “ji” seriam escritas com j. Com som de “gue”, seriam escritas com g. O “qu”, agora que o k voltou ao alfabeto, poderia ser substituído por essa letra. Ex.: kero, keremos, kerida, etc.
    3. O tal de “ç” é outra aberração que poderia sumir. O fonema é “si”. Use-se a letra “s” (inclusive, sem necessidade de dobrá-la. Esta frase ficaria: incluzive sem a nesesidade de dobrá-la).
    E “otras cositas más” que tem muita gente reclamando há muito tempo e ninguém nunca deu atenção.
    Mudanças ortográficas são, na verdade, um tremendo “pé no saco“!

  126. Estou surpreendida, com sentimentos contraditórios e triste, triste mesmo !

    Algumas mudanças sao benéficas, outras questionavéis, como tudo na vida. Mas parece que no mundo tem que ser prático…
    O que me indignou foi uns quantos que entraram aqui para agredir e insultar.
    Como vc sabe que nos puteiros de Portugal estao cheios de brasileiras?
    Se o Brasil é uma merda, pq vc nao vai gastar seus euros em outro país? o mundo está cheio de lugares onde o euro vale muito mais, Angola,Cabo Verde, países asiáticos, etc ( nao desmereço tais paises, so questiono sua preferencia, pq? ).
    Parabens para os queconseguiram passar por aqui sem se irritar com essa pessoa, mas eu ainda nao cheguei a esse grau de tolerancia…

    Feliz ano novo para todos vcs e viva a diferença,a mestçagem e tudo que misture para ficar melhor, nao pior.

  127. Quanta perda de tempo. Nem tanto este pessoal sabe. E já que não sabe tanto pega a nova gramátia e vai aprender.Eu estava justamente buscando me inteirar com o asunto que vi estas opiniões sem opiniões.
    Parabén ao Lopes pelo comentário.

  128. Moderação …. Fui muito agrssiva? Forte? Peguei pesado?

  129. Quando ouvi isso pela primeira vez, fiquei com muita raiva! Um absurdo eles fazerem isso! Milhares de pessoas escrevem do jeito certo. E só porque gente escreve errado significa que tem mudar todas as regras de acentuação? Meu, vou escrever cinqüenta, herói e tudo errado! Concordo com Sebastião Pereira.

  130. PESSAO …EM NOSSO PAÍS NÃO EXISTEM ESCOLAS SUFICIENTES, PARA EDUCAR TODAS AS CRIANÇAS .AO INVES DO POVO BRASILEIRO QUE SOMOS TODOS NÓS .SE PREOCUPAR EM PRIMEIRO ACHAR UMA SOLUÇÃO DE TERMOS TODAS AS CRIANÇAS EM ESCOLAS ,ELES VEM COM ESSA ,DE MODIFICAR O QUE HOJE E MAIS PURA RARIDADE .ALGUEM SE PROCUPAR (EDUCAÇÃO)
    É ESSE É O BRASIL .!!!
    IMAGINO COMO MINHA FILHA IRÁ SE COMUNIAR COMIGO HAHAHAHA SERÁ UMA BERRAÇÃO .RSRSRSRS
    BLÁ BLÁ BLÁ

  131. É uma grande sacanagem, e para quem já esta preparado, que passou uma boa parte do tempo estudando português para concurso….
    Um concurso breve e atual mudar assim as ortografias será bem prejudicial!
    mas esta claro, ninguém morrerá sabendo, sempre arrasaram você
    por isso eu prefiro o inglês!
    alright!

  132. Como é que ficam as dissertações, principalmente dos vestibulares? Haverá tolerância até 2012? Quem chutar poderá acertar…

  133. Rocy Sousa Diz: Seu comentário está esperando moderação.
    05/01/2009 às 11:33
    Olá!
    Sabemos que logo no principio será um pouco complicado mais depois todos acabarão por acostumar com a mudança em questão. O brasileiro é um povo bom de cabeça e não será dificil o
    aprendizado. Para quem tem urgência
    em aprender como eu, o correto, seria treinar, fazendo textos próprios, procurando usar as referidas mudanças.
    Agradeço a oportunidade!
    Abraços.

  134. Sem condições…
    Por quê mudar a ortgrafia AGORA?
    Por isso que eu não gosto da língua Portuguesa.

  135. Excelente mudança, quanto menos complicado fica a lingua portuguesa, mais facil para quem ainda não aprendeu nada,

  136. Um absurdo! totalmente desnecessario.
    estou chateada com essa IDEIA ridicula.
    Os gastos serão irreparáveis, sem contar nos que jamais poderam serem corrigidos.Quem irá nos garantir que estas novas regras estão corretas?que não mudará daqui uns 2 anos…
    O pior é se conformar com as novas regrinhas do HÍFEN E DO ACENTO AGUDO,EX: ANTISSOCIAL, IDEIA entre outros absurdos.
    acharia bem melhor eles tentarem daqui á 4 anos igualar a um país de 1º mundo, mudando principalmente a politica e esse governo hororroso que temos.

  137. eu resumo eh uma palavra!!!
    Merda!
    isso não vaI dar certo!!
    POR ISSO Q O NOSSO PAIS ESTA DO JEITO Q TA
    ESTÃO MUNDANDO ATE O NOSSA LINGUA PRA SE IGUAL A OUTRO PAÍS!!!
    ISSO EH UMA VERGONHA

  138. Não entendo o motivo dessa mudança, deve ser mesmo porque muitas pessoas não aprenderam até hoje acentuar corretamente, principalmente as pessoas que tem nível superior. Não gostei da mudança, mas concordo com um comentário acima, só foi bom para os analfabetos em acentuação gráfica, porque somente assim não veremos mais tanta barbaridade.

  139. Isto é um absurdo é dificil aprender o que já se aprendeu só de maneira diferente vamos ter que levar um tempo para se por tudo no lugar,vai ser mais fácil para nossas crianças que vão aprender tudo por agora.

  140. Veja bem, caro Rafael!
    É importante também digitar as palavras como elas são. Você digita “q” no lugar da palavra “que”, mta no lugar de “muita”… Dentre outras, é necessário primeiro dá o valor que a língua portuguesa tem para depois analisar mudanças.

  141. pq tds essas mudanças?? eu não estou de acordo com isso, esta confundindo as cabeças de mtos basileiros…

  142. Essa mudança da Língua Portuguesa, só vem atrapalhar todo um aprendizado, nossa língua já é muito complexa, cheio de regras a serem respeitadas.Aprendemos nossa ortográfia praticamente a vida toda, para que? Agora temos que reaprender o que já foi aprendido, isso só nos causa uma perda de tempo enorme, mostra que no brasil não hà respeito por nada, sempre seremos “COLÔNIA DE PORTUGAL”.
    Como criar uma identidade, se ela nos e cortada…

  143. Dono casa alterne Diz:
    20/04/2008 às 01:49
    A maior parte dos argumentos dos Brasileiros são tão ridículos, pois baseiam-se basicamente no seguinte:
    * O português de Portugal é feio! O do brasil é mais bonito! – Como se o que interessasse numa língua fosse a sua beleza!
    * A escrita em português de Portugal é arcaica! – E provas não há? Para mim arcaico é o português que tem laivos de linguagem de macacos e de 160 milhões de brasileiros analfabetos na sua linguagem.

    Criem um lingua nova, assim já podem falar por grunhidos agudizados mono-tónicos (sim porque um brasileiro acentua as silabas todas, né galéra?).

    Não seria mais importante, em vez de quererem unificar a língua (não acham interessante ser o Brasil o país que está a fazer mais pressão? Se calhar é porque tem mais perder económicamente, ou então não…) não seria melhor o brasil terminar com as palavras “setar”, “usuário”, “zerar”, “esporte”, “time”, “onibus”, “protón”, “electron” que vêm descaradamente do inglês? Ou então uniformizar o significado das palavras rapariga, puto, etc ?

    Cumprimentos.

    p.s.: Para a brasileira que disse que tem passado horrores em Portugal, eu queria dizer-lhe que eu também passo horrores quando estou no Brasil quando tento falar com os locais ou então escrever para os locais lerem e como tal ao fim de 2 semanas venho-me embora de volta para o meu país. Apesar disso não me queixo… talvez seja por me vir embora ao fim de duas semanas! Como tal queria-lhe perguntar quando é que as suas duas semanas acabam. É que assim talvez acabasse com os seus lamentos!

    O que segue acima é um exemplo da ignorância e inveja que alguns portugueses têm de nossa forma culta do nosso idioma escrito.

  144. Achei isso uma bobagem , as crianças e adolecentes que estão nas escolas , vão deixar de aprender novas materias para aprender sobre mudanças ortografica? , isso quer dizer que foi perda de tempo estudarmos todo esse tempo? Vai ser ate bom para as crianças que irão entrar na escola agora , vai ate ser mais facil para elas , mais e as outras que ja estão na escola sera muito complicado , ja nem sei se oque escrevo esta certo ou errado.

  145. Dono casa alterne Diz:
    20/04/2008 às 01:49
    A maior parte dos argumentos dos Brasileiros são tão ridículos, pois baseiam-se basicamente no seguinte:
    * O português de Portugal é feio! O do brasil é mais bonito! – Como se o que interessasse numa língua fosse a sua beleza!
    * A escrita em português de Portugal é arcaica! – E provas não há? Para mim arcaico é o português que tem laivos de linguagem de macacos e de 160 milhões de brasileiros analfabetos na sua linguagem.

    Criem um lingua nova, assim já podem falar por grunhidos agudizados mono-tónicos (sim porque um brasileiro acentua as silabas todas, né galéra?).

    Não seria mais importante, em vez de quererem unificar a língua (não acham interessante ser o Brasil o país que está a fazer mais pressão? Se calhar é porque tem mais perder económicamente, ou então não…) não seria melhor o brasil terminar com as palavras “setar”, “usuário”, “zerar”, “esporte”, “time”, “onibus”, “protón”, “electron” que vêm descaradamente do inglês? Ou então uniformizar o significado das palavras rapariga, puto, etc ?

    Cumprimentos.

    p.s.: Para a brasileira que disse que tem passado horrores em Portugal, eu queria dizer-lhe que eu também passo horrores quando estou no Brasil quando tento falar com os locais ou então escrever para os locais lerem e como tal ao fim de 2 semanas venho-me embora de volta para o meu país. Apesar disso não me queixo… talvez seja por me vir embora ao fim de duas semanas! Como tal queria-lhe perguntar quando é que as suas duas semanas acabam. É que assim talvez acabasse com os seus lamentos!

    O que segue acima é um exemplo da ignorância e inveja que alguns portugueses têm de nossa forma culta do nosso idioma escrito.

  146. Para quem escreve corretamente, essas mudanças vão mais atrapalhar do que ajudar; já pra quem está acustumado com o “internetês” (ou seria internetes?), vai ficar feliz a beça…

    Só pra constar: o “apartir” do título não existe, o correto seria “a partir”.

  147. Inadmissível!

    Agora eu tenho que dar uma de ignorante?!!!!!

    Por acaso todo o meu esforço foi em vão?!

    Se para mim vai ser ruim adotar essas novas regras ortográficas, imagine para os universitários? Ou os que já tem doutorado?!

    Hey povo! vamos descer o cacete no Lula!!! Ele merece!

  148. nós mal sabemos a ortografia velha pow
    imagine como vai ser pra aprender a nova
    vcs piraram mesmoo

  149. boa tarde
    nao gostei das mudança na ortografia da lingua portuguesa, acho muito estranho. continua a mesma pronuncia, so muda a escrita. ex: microondas, teremos que escrever agora micro-ondas.
    essas mudanças, creio eu que o foco principal seria a unifiçao da ortografia, porem em Portugal algumas palavras continua diferente ex:académico em portugal, no Brasil escrevemos acadêmico.
    resumindo: unificaçao nao existe, por enquanto ne?

    ALICIENE DOURADO

  150. Bem… Mudanças sempre são bem vindas, não obstante nesse caso acho que não serão. Concordando com o Ricardo do comentário acima, quem segue o denominado “Tiopês”(linguagem da internet) ficará muito feliz, já quem escreve tudo certo terá que reaprender a escrever, uma vez que que eles mudaram umas coisas totalmente desconexas, como o caso do trema que aparenta ser extinto porque quase ninguém mais o utiliza.
    Penso que não é porque as pessoas não utilizam mais determinados acentos ou coisas semelhantes que eles deveriam abolir os mesmos.
    Em suma, achei essa mudança nada profícua.

  151. Bom, só digo uma coisa: IDEIA? qual o cabimento disso? O acento não é usado justamente pra justificar o por quê de pronunciar o DÉ com maior ênfase? Meu Deus, assim as crianças não aprenderão mais nada, já existem os que têm dificuldade com essas regras, imagine sem, vai ser uma loucura!

  152. As vezes, essas pessoas que mudam varios topicos na nossa lingua portuguesa, as vezes atrapalham muito, pra quem ja estudou tempo atras.o bom dessa mudança é que acabou aqueles pequena coisas que tinha na lingua portuguesa, gostei muito.

  153. Por favor ninguém merece essa mudança. O ensino já não é lá esssas coisas no Brasil e vocês querem complicar ainda mais.

  154. bla bla bla
    não adianta nada vcs ficarem ai questionando
    os babacas q estão no poder obriga vcs a escreverem do jeito q eles querem e vcs tem q escrever pq não tem escolha eu não to nem ai escrevo do jeito q quero minha vida é internet e escrevo do jeito q da para os outros entenderem podem me corrigir mais mesmo assim entenderam oq eu quis dizer to nem ai pra falar certo e naum me corréjão se naum pioreio

  155. A questão não é que será ruim a reforma ortográfica, mas que será preciso ter uma raiz para ensinar o motivo da reforma. Certamente o problema não é unificar o português, e sim o fato de que os alunos perguntarão, os professores precisarão justificar a reforma e não levar os alunos a decorarem novas regras. Todos nós precisamos nos adaptar, e isso requer uma posição de cada órgão responsável, uma contribuição completa. Caso contrário o português não será unificado e sim mau escrito e de difícil compreensão. Acima de tudo, não podemos ficar reclamando, pois é necessário ser realista. A reforma já foi aprovada, este é um tema que ainda tem muito o que ser discutido, é uma assunto novo. Resenhas, poemas, reportagens serão construidas a partir dessa temática. O importante é formar uma opinião ampla e não preconceituosa. E o indispensável é encarar o fato com seriedade.

  156. As pessoas costumam ver mudanças como ameaças, enquanto elas podem ser na verdade grandes oportunidades.

    Pelo que vejo, 90% dos que se dizem contra a mudança, são contra somente porque não querem ter de estudar novamente o português (uma das matérias que mais reprovam no ensino médio e fundamental), embora isso dêvesse ser feito todos os dias por todos os que falam português.

    abçs

  157. Eu também não concordo!
    Se todos esses anos na escola forão em vão,nem adianda aprender essas novas regras,pra daqui a uns anos mudarem tudo outra vez!
    Já existem vários analfabetos,agora vou me juntar a eles!
    BaaY!

  158. Este é a língua portuguesa, tão errada que precisa de alterações… rsssss
    Nunca ví uma pessoa que passa praticamente a vida toda aprendendo e agora vamos ter que voltar as primeiras séries do colegial…

  159. PQP! Eu acho isso um absurdo, realmente, a gente não vai mais saber quem sabe e quem não sabe escrever certo… vai ser um problemão para as pessoas que escrevem corretamente,
    sou completamente contra essa nova lei. A pessoa se esforça na escola, para aprender a escrever certo e aí, vem o governo e faz isso com a gente!

  160. É um absurdo depois de tanto tempo de ortografia correta e bonita termos um presidente analfabeto que concorda com tais mudanças em nossa escrita, pois agora o que era certo se torna incorreto e o correto se torna errado. Depois de anos na escola tentando aprender o que nem os professores conseguem explicar, me vem agora um cidadão, o nosso ilustre presidente analfabeto e concorda com tamanha ignorância. O que ele está pensando? Que isso irá reelegê-lo?^Acho que não, o povo não é mais bobo e estamos cansados de tantas atitudes e manobras ridículas de nossos governantes. Basta, o povo já está cansado de ser feito de trouxa, precisamos sim de mais transparêncas e não de mudanças ipócritas na nossa ortografia> E agora meu caro presidente o que faremos? Voltaremos nós para a escola novamente para agora sim aprendermos à escrever errado pra que nossa ortografia se torne correta? Se explique senhores governantes queremos nós brasileiros uma justificativa pela atitude demasiada ao meu ponto de vista incorreta e incoerente.

  161. porque toda essa frescura agora? será pra desviar a atenção do povo brasileiro dos absurdos que estão acontecendo? na história o brasil foi massacrado, roubado,e deixado com uma dívida externa impagável até hoje e ainda temos que aguentar essa jossa de unificação da nossa lingua? putz !se fosse ao menos com o inglês , aí sim , mas portugues! é o fim do mundo mesmo viu? qual será a intenção disso , com certeza interesses politicos …com certeza.

  162. acho que ninguem esta mais revoltada que eu…voce estuda tanto e no fim das contas percebe que foi tempo perdido…..ninguem merece….

  163. Nossa!!!!Estou um pouco perdida nesse assunto, mas tenho um filho que esta no quarto ano posso aprender muito com ele. mas sinceramente acho uma besteira essa mudança.Estou sendo sincera!

  164. E como fica o ensino , mudando normas ou seja pq mudaram agora sabendo que pessoas se formando esses anos que irao prestar vestibular vao se atrapalhar.
    mais fica muito facil para pessoas que nao entendem os criterios da lingua portuguesa.

  165. agora era so o que faltava,agente estava aprendendo o errado e agora vamos aprender o certo…kkkkk
    vai ficar dificil né….

  166. Pra ke esses Nerds Responsáveis pela Língua portuguesa ficam mexendo nuke ja está Bom!M?

    Brasileiro ja n gosta de tudo certim ainda ficam complicando mais aS COISAS?

    !

  167. A língua portuguesa já era complexa,imagina de agora em diante?

  168. Eu gostei das mudanças, tornarão mais faceis a escrita para pessoas como eu que viaja bastante para paises que usam a lingua portuguesa. Mas ainda não consegui me adaptar muito bem o jeito é estudar e não reclamar d mudanças que vai nos ajudar de alguma forma.

  169. A reforma da língua portuguesa é necessária, visto que, toda lígua está em movimento.
    O que alguns brasileiros afirmam ser desnecessário ou complicado, eu diria que pode parecer difícil e complicado, mas para aqueles que não conhecem sua própria cultura, pois aqui se fala e escreve o português há mais de quinhentos anos.
    Leva algum tempo para nos adaptarmos com as mudanças, no entanto exige uma eternidade para que o povo saia da ignorância e passe a acrediar na educação.

  170. Eu to falano açim… eu acho a grafía muito, inportante. Ela acaba dizeno muito das perssonalidades pessoal das pessoas. Porezemplo; qüando agente escrevemos uma redassão e, um comemtário surje muitas duvída na ora de inscreve. Mais eu gostei das mudanssa, porque vai acabar fasilitano muito a vida das pessoa na internet e quem le as matérias.

  171. Olá!
    Desculpe-me mas não seria a partir de JANEIRO DE 2009 então porque a Matéria está se referindo JANEIRO DE 2008?

    Outra coisa mudanças pra melhorar e facilitar a comunicação são e serão sempre bem vindas; desde que se façam uma reciclagem como todos os PROFESSORES, JORNALISTAS, UNIVERSITÁRIOS, enfim todos aqueles que utilizam a ORTOGRAFIA PORTUGUESA diariamente, para exclarecer e apresentar as mudanças na ortografia da Língua Portuguesa!
    Grata pelo espaço!
    Cristina Dua
    ASSAÍ – PR

  172. O mundo evoluiu com muita velocidade e com a nossa língua não foi diferente. Através do processo diacrônico muita coisa mudou, assim, tais modificações são bem vindas. lembrando que elas serão facilmente absorvidas pelas gerações futuras. Vamos ver se vai ficar legal.

  173. Bem, na verdade estas informações, são de extrema necessidade,
    uma vez, que até nos concursos públicos já estão valendo as novas
    regras ortográficas. Obrigado pelas informações.

  174. Eu só quero saber como vai ser feito para podermos nos adaptar a essas novas regras até o fim do ano para a realização de provas de vestibulares de concursos.

  175. Fico pensando na confusão que será criado na cabecinha das crianças que acabaram de ser alfabetizadas. Sem contar na quantidade de livros que serã jogados fora e no grande investimento que será feito para o mesmo. Eu , como professora de português , sou totalmente contra a essa mudança . O governo deveria se preocupar com a falta de interesse e respeito dos alunos.Com a formação de delinquentes dentro da escola. Nossa ,tantas coisas acontecendo e eles estão preocupados com a mudança da ortografia para facilitar a comunicação !!! Nunca vi tanta gente escrevendo errado , e tenho certeza que só vai piorar. É…

  176. A mudança da ortografia em algumas palavras da língua portuguesa é válida no sentido em que a unificação dela realmente facilitará a divulgação da nossa língua e passará mais credibilidade lá fora. Acredito que esta mudança tambem trará resultados positivos, visto que pessoas até então alheias ao português buscarão de alguma forma entender tais mudanças. Serão mais brasileiros buscando entender, descobrir e praticar o conhecimento refletido na escrita.
    Talita Malta – Fortaleza/CE

  177. Nossa, nunca li tanta besteira nos comentários anteriores. Porque as pessoas não acreditam numa modernização até mesmo na nossa língua. As pessoas estão mais acostumadas com o comodismo do que com a aprendizagem. Acredito que valeu e muito, temos mesmo que tentar pelo menos chegar num acordo amplo. os que não acreditam, também não perceberam que não falam mais com D. Pedro.

  178. É de grande interesse para mim este assunto pois visto que gosto de escrever corretamente até na internet, precisarei estar atento à essas mudanças!

  179. Francamente!
    Essas pessoas que questionam essa pequena mudança na Língua Portuguesa,só podem ser uns ignorantes.”Meus Deus” como uma pessoa adulta, conhecida; pensa em retornar à escola para aprender esses pequenos detalhes?!
    Isso é coisa de criança!
    Gente!Botam na cabeça de vocês que a língua é convencionada,por isso a qualquer momento poderá ser alterada;seja na gramática, na semântica, na sintaxe, enfim, na língua em geral.
    Muito obrigado e desculpem, pois é a pura e simples verdade.

    Msn: schan-derson@hotmail.com

  180. Meu caro Schanderson!

    o que estamos querendo dizer aqui, é que apesar de ser bom…
    vai demorar um tempinho para as pessoas se acostumarem…
    entendeu?!

    um abraço!

  181. Como professor de línguas, acho que as mudanças na ortografia são de muita importância, se os motivos forem realmente a tentativa de unificação do português falado nos países que usam essa língua como oficial. Nessa época de globalização, temos mais é que nos unir
    em fins comuns, e a unificação e consolidação da Língua Potuguesa é fator preponderante para que ela se firme como parte integrante das línguas mais faladas no planeta.

  182. e eu que fui sempre certinha
    no português, e agora o que fazer?
    onde encontrarei um manual de ins-
    truções?

  183. isso mesmo nem todos os brasileiro tem
    coragem para escrever :)

  184. Gostem ou não, o internetês( quem quiser tirar o acento, senta no chão), as gírias e palavras “inventadas” é que vão ser usadas cada vez mais.
    Isso de ficar querendo segurar o idioma antigo é coisa de quem não enxerga coisa mais importante no futuro e iguala a um museu, vive de passado.
    6 já deviam ter aprendido, num já? O importante é passar a idéia, e rápido, senão já era! Quem quiser ficar esquentando a cabeça que vá trabalhar como palito de fósforo! (ou phósforo) Há, há, há!
    É nóis, tugada!

  185. este coreção ortógrafico de lingua porotuguês é muito bom para os estudanbte de intercâmbio principalmente para os alunos dos países de CPLP que fazem entercambio nestes países CPLP nas universidade entermos de entendemento.ortografico, mas o que esta enconta neste momente tem aluguns palavra que leva os vogas ou então dupla vogas como por exemplo coordinas terra,e gostari de saber se vai ter liminaÇao destes dupla vogais ou não esta constado na retificaçao de erros ortografico.

  186. Para quem escreve corretamente, essas mudanças vão mais atrapalhar do que ajudar; já pra quem está acustumado com o “internetês” (ou seria internetes?), vai ficar feliz a beça…

    CONCORDOOO! Isso vai me atrapalhar muito :(

  187. então, podemos adimitir que teremos fortes consequências com o ensino fundamental tanto como no médio, e no superior .
    mudancas desses tipos vão afetar tanto na ortografia, quanto nos custumes de cada região etc…
    sertament que essa mudança ah de melhorar a ortografia brasileira.Por ser umas das mais difícies de aprender etc…
    Bem, Creio que a Academia de LETRAS possa tomar ainda ter em sí a Decisão que possa levar o portu”guês” mais adiante no mundo da ortografia.

  188. Nossa… Se ainda tem gente que não sabe nem escrever pelo método antigo, imaginam agora?!!! Mas se é para felicidade geral da nação, que façam as mudanças!!!

  189. isso foi uim absurdo pois a maioria nao gostou disso…. isso é um infantilidade de vcs.

  190. não deixe o trema morrer, não deixe o trema acabar…

  191. Resumo da ópera – o que muda na ortografia em 2008:

    – As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiros terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.

    – mudam-se as normas para o uso do hífen

    – Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.

    – Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.

    – O trema desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

    – O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.

    – O acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).

    – Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

    – Em Portugal, desaparecem da língua escrita o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como em “acção”, “acto”, “adopção” e “baptismo”. O certo será ação, ato, adoção e batismo.

    – Também em Portugal elimina-se o “h” inicial de algumas palavras, como em “húmido”, que passará a ser grafado como no Brasil: “úmido”.

    – Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.

    Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa

  192. bom,eu achei super legal,p/ mim ñ esta dificil só a nova regra do hifen.
    eu como estudante achei até mais facil de estudar,a trema foi a melhor prate pois eu já ñ usava mesmo,acento eu tbm ñ fazia “ideia” de como usar!

    agora espero só q eu decore tudo isso!

  193. horrivel!!!!!!!!!

    ñ usarei desse geito escreverei errado!!!!
    quem mudou?????
    piorouu

  194. se fosse pra mudar deveria ser para melhor e deixasse logo sem regras e nos pudesemos escrever do jeito q nos qiusermos rsrsrsrsrsrsrsrs
    era para mudar para melhor do jeito + facil q tiver

  195. Bom… acho que devemos ser solidários e aceitar a Unificação, pois muitos dizem que a Língua Portuguesa é muito dificil, que é muito mais fácil aprendermos o Inglês, Espanhol, que não há tanta regra como há no Português. Assim devemos ter a consciência que essa unificação só tem em nosso favor… afinal a compreensão da nossa Língua será de mais fácil aprendizagem para estrangeiros!

    Obrigada!

  196. aff gente, deixem de ser preguiçosos..

    mudanças tornam a língua (ou será/sera lingua hasuhasu) mais interessante =]

    o f… vai ser aprender, mas com uns meses jah tamo caindo matando ^^

    eu tenho 17 anos, falo inglês (aprendi sozinho) e acho super legal as diferenças entre o ingles dos americanos, australianos, ingleses…

    acho q vai ser legal a mudança sim =]

    e para os doutores no idioma.. vcs tao eh com preguica d estudar huashasuah ^^

    mudanças sao interessantes e geralmente sao melhores (ou pelo menos tem algum propósito racional), afinal quem deve ter decidido isso deve entender no mínimo um pouquinho da lingua.. concordam?

    e portugues eh super dificil SIM.. as vezes eu nao entendo NADAAAAA que o povo fala nas novelas da globo.. sim to falando serio, fiquei quase 1 ano e meio sem assistir tv brasileira e agora nao entendo nada.. as vezes entendo mais ingles do que portugues hasuhasu q lokuraaaa

    enfimmmm

    eh isso ^^

  197. Sempre trabalhei em Educação (professora, supervisora, administradora de Escola, secretária de Educação) hoje aposentada. Sempre gostei da língua portuguesa. Publiquei um livro ultimamente “TRILHA VITAL” e agora? Tudo errado… Um trabalho feito com tanto carinho e dificuldade, uma vida, uma trilha vital… Mas,em comparação com outros escritores, é o mínimo. Quantos livros desatualizados. Mesmo assim aprovo a reforma, sempre foi necessário essa unificação. Temos que pensar em termos de futuro, novas gerações… O restante é adaptar, refazer, estudar, atualizar, administrar. Uma outra preocupação que sempre fez parte do meu dia a dia. Os professores. Cada reforma que é introduzida não se pensa seriamente em quem vai ensinar. Coitados. (Escola Pública brasileira) É tudo no faz de conta… Espero que também seja modificada, de verdade…
    Concordo com alguns comentários, quando diz: Está mais fácil de escrever… O certo ou errado, está certo. Não temos culpa… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não me considero inativa, gosto e necessito de estar na ativa.

  198. Vocês estão querendo acabar com o analfabetismo ou não?
    Se continuar desse jeito os brasileiros vão escrever tudo errado,por que aprendem de um jeito e depois muda a ortografia.

  199. Essa mudança será horrivél pra quem escreve certo mas pra quem não esta nem ai vai ser um alívio …

    quem foi que resolveu isso ?
    acho que deviria deixar do jeitinho que era antes …

    agora vamos ter que re-aprender tudo de novo … como se fossemos formatar as nossas mentes …

    O brasileiro é muito preguiçoso demais , por causa dessa nova lei teremos que aprender tudo de novo …

    não sei nem o que falar mais … eu acho que se também não fosse a escrita errada sobre as gírias nada disso estaria havendo !

  200. Sei que muitas pessoas estão reclamando das novas mudanças ortográficas na língua portuguesa, mas apoio as mudanças porque os países da CPLP ficarão mais unificados nesta cultura que compartilham.Gostei muito.

  201. Desde crianças aprendemos a escrever tudo certinho e com acento, de repente eles nos dão um novo prazo para a adaptação e acaba parecendo que durante anos, aprendemos tudo errado.

  202. ” Na minha opinião não vejo um sentido lógico nessa mudança, mas diante do fato, me vejo em uma profunda indiguinação pois terei que me reeducar mas por outro lado a nossa língua é linda e quando digo linda é em um contexto geral se mudaram é por que viram necessidade então é se adaptar e estudar “.

  203. Sempre achei o português do Brasil mais bonito. Estou de acordo, portanto, com HAROLDO DE BARROS. Entretanto, parece que esta não é uma opinião universal. Algum tempo atrás, um grupo de pessoas que não tinham o que fazer, realizou uma pesquisa de opinião em que perguntavam qual a língua mais bonita. As pessoas não podiam votar na própria língua e deviam ouvir amostras das vinte línguas mais faladas do mundo, antes de opinar. Para as seis línguas mais faladas havia quatro amostras (duas vozes femininas, uma voz masculina e uma voz infantil). Para as outras, apenas uma amostra. Eu, em particular, fiquei impressionado com a beleza da língua tcheca, representada por uma voz feminina. O resultado da pesquisa, porém, foi o esperado para o primeiro lugar. De fato, a língua francesa foi considerada a mais bonita. O segundo lugar, entretanto, causou-me espanto: foi o português. O espantoso, porém, é que os participantes consideraram o português de Portugal como mais bonito. Explicação dada: É mais parecido com o francês! De fato, o português de Portugal tem algumas características do francês, como a maneira de pronunciar o pronome relativo QUE e vogais mudas. Achei espantoso, contudo, que estrangeiros tenham percebido isso.

    A propósito, procurei o “site” onde está publicado a pesquisa alguns meses depois de visitá-lo pela primeira vez, mas não o encontrei. Talvez alguém neste forum saiba o endereço e possa passar-me a informação.

  204. Essa mudança será um barato, pois vamos ter que reeaprender novas regras, nossa língua é realmente fantástica.

  205. Bom, eu respeito a opinião de quem nao concorda com a mudança ortográfica. Tudo bem que demoramos até aprender as temíveis regrinhas, mas, as pessoas devem aprender a acostumar com as mudanças. Se a mudança irá nos atrapahar, ainda não sei, mas ela pode está melhorando outras pessoas, Países, cidades. Mas creio que essa mudança na ortográfia vai melhorar,e nao iremos regredir, por incrível que pareça terão regrinhas até mais fáceis…
    aposto que se houvesse uma mudança radical no orkut, todos iriam achar o máximo desvendar os segredinhos da “net” né? então é isso ai, eu ótima em Português, mas estou preparada pra enfrentar e superar essa regras ortográficas… vai ser o máximo…

  206. Eu Particulamente não adotei muito o novo acordo pois sou da 7ºsérie vou ter que mudar tudo que aprendi desde minha quarta série

    mais fazê ukê né se tem que muda
    não posso fazer nada

    KkKkKkKkKkKKKKKK

    msn para quem quiser add
    é supergabibaraujo_mat@hotmail.com
    so mó gente boa pode add que eu conversso !!!!!

    falo gente bonita!!!!!

    té mais

  207. Gente muito legau essa nova mudança agora se eu quiser ir para portugau eu falo normal hehe

    falo gente

    kkkkkkk!!!!!!

  208. Acreditava ser uma MUDANÇA realmente de fato e direito, como no Brasil tudo é feito a passos de tartaruga, foi decepcionante.

  209. Eu achei horrível esta mudança ortográfica, pois o governo irá gastar mais dinheiro com a reposição de livros vai bagunçar a cabeça de uma criança que acabara de aprender uma regra de português e tera que aprender a nova, e também aqueles que resolveram mudar as regras deveria ter pensado nas pessoas que irão usar elas e para isso deveria ter uma votação igual a eleição.

    at++++++

  210. Eu nao gostei das mundanças da Lingua Portuguesa..
    Eu como aluna nao entendo o porque desse fato.
    Fiz uma “prova” valendo 5,0 a professora me deu 3,0 por causa da mudança..
    Obrigada

  211. ainda somos colônia de Portugal por acaso? Se temos que “unificar” a língua portuguesa, por que eles não se esforçam um pouco e aprendem o nosso português? BABAQUICE. Lei ou não, vou escrever do jeito que aprendi e acho que a nossa linguagem é (ou era) uma das poucas coisas ricas que haviam restado em nosso país. Essa reforma ortográfica está realmente um …

  212. …elle/êle/ele. …dêem/deem; vôo/voo… O problema mesmo é o emprego do hífen.
    Arre com tantas mudanças ortográficas chatas!!!
    Logo logo estamos escrevendo quero/kero/; filho/fylho; cavalinho/kawalynho…

  213. Eu achei legal fazer essas novas mudanças mas eu acho que o povo brasileiro vai custar aprender a escrever de forma correta pois nao e de um dia para o outro que se aprende nao é mesmo?

  214. sinceramente nao concordo mesmo com esse negócio de mudar pq nos todos ja estamos acostumados porisso nao devia mudar mesmo!!!!!

  215. ¬¬..
    muitas palavras perdem o total sentido sem o acento.. ai complica para todos os que ja não admiram a lígua portuguesa..
    até 31/12/10 “eu acho” poderemos escrever das maneiras antigas..
    depois disso vc ter uma “idéia”.. pode crêr ela não vale mais xD
    toda mudança requer paciência e esforço.. teremos que nos abituarmos as novas regrás.. “ja não sabia as antigas, novas agora lascosse :x”..
    “kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, “FYLHO VENHA KÁ CON SWA-MÃE XD”
    Boas observações José Arnaldo.

  216. GOSTEI DA MUDANÇA.GOSTO DE PORTUGÊS E SEMPRE ACHEI QUE ELE PRECISAVA DE UMA MUDANÇA.

  217. Ai isso foi bom porquê muita gente nem acento colocava agora nem faz diferença

  218. primeiramente peco desculpas porque meu lap top nao tem acento, e americano,,”gracas a Deus”..srrsrs, acho muito sinceramente que mudar e algo necessario,,,mas nao entendo porque nao sao abolidos todos os acentos graficos como exemplo do ingles,a lingua tem que ser pratica, por exemplo este acrescimo de um s em antissemitismo (e outras palavras da regra) seria uma coisa desnecessaria… nao entendo porque a lingua nao acompanha o seculo 21,,, o mundo caminha pra praticidade ,o acento de amamos tambem (e outras da regra) , no meu ver e algo totalmente desnecessario, a linguistica acompanha o povo, e tenho certeza que neste mundo secular nao temos tempo pra complicacoes…tem coisa que realmete e “coisa de portugues”,,por favor vamos ser brasileirosssss,,srrsrs

  219. Sem dúvida será muito difícil se adequar as novas regras, eu estou tentando aprender falar portugês 20 anos imagina agora com essas alterações… mas se for para o bem da nação fazer o que néh?rrsrsrs

  220. eu gostei muito da mudança ortográfica mas sei que o povo vai demorar a aprender

  221. Adorei esse resumo é muito bom pois é como vamos escrever apartur de agora!

  222. OBRIGADO POR SER UM VEÍCULO DE ESCLARECIMENTO
    PARA TODOS OS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA,PARABÉNS PELO EXCELENTE ARTIGO.QUE JESUS TE ABENÇOE.

  223. achei muito legal a muidança.Porém será muito difícil tambem se acostumar com a
    nova mudança pois é muito complicada.
    sempre achei muito linda é claro a mais bonita a lingua portuguesa.
    OBRIGADO

  224. eles estão fazendo uma bagunça na lingua portuguesa.
    eles teriam que facilitar,mais em vez disso estão dificultando cada vez mais a escrita dos brasileiros.

  225. eu acho um saco, pois a minha professora fazia eu escrever algumas palavra com trema para eu me acustumar e quando eu me acostumo acontece isso
    que raiva

  226. Fui estudante de Letras Vernaculas. A ! .lingua portuguesa e uma reliquia, e levou muitos anos pra chegar onde esta! Meu teclado esta com defeito.

  227. oi gente eu ameiii isso,
    la na rede globo eles vivem falando errado mas como eu ja fui prof ensino para eles bjaoo ♥
    para os meus fãns ♥♥♥

  228. eu odiei essas mudanças isso é um absurdo as pessoas que falavam escreviam certo agora vão esta escrevendo errado eu agora eu estou até com medo de escrever alguma coisa que coisa mais xata eu estou sentido

  229. Ixiii!!hehehe!!Vou ter que ensinar novamente aos meus alunos tudo isso…
    Fiquei meio confusa…mas se é para o bem de todos…=D
    fazer o que né?!(né ainda tem acento??!!)

    Caetano…Parabéns pelo site…e pelas reportagens…sugestões …dicas…por tudo!!

    PARABÈNS!!!Abraço.

  230. Eu sou plenamente contra as mudanças ortograficas, pois não da para mudar em um simples momento o que foi construido a séculos, mesmo porque as pessoas estão aprendendo agora a língua portuguesa, e desde então podemos nos considerar analfabetos. Se a nossa sociedade fosse tão consciente quanto as dos outros paises, fariam imediatamente uma revolução contra estas mudanças que tende dificultar mais a mentalidade das pessoas……..

    obrigado pela oportunidade de me expressar……..

  231. Eu sou totalmente contra… a mudança ocorrida! O que vai ser…se quando nós estudamos,aprendemos a língua portuguesa totalmente diferente de agora!Como no meu caso…acabei de concluir o ensino médio!Agora irei cursar PEDAGOGIA minha cabeça está a mil…..o Brasil ultimamente…..somente mudanças ruins…
    Desculpe pela sinceridade……sou jovem e tho esperanças que o Brasil melhore a cada dia…

  232. Não gostei dessas mudanças, pois estudamos anos para aprender acento, hifen e etc.. e agora essa lei vem pra mudar tudo aquiloo que nos esforçamos para aprendermos, sou contra a esta mudança…

  233. Eu estou estudando para uma prova de faculdade e eu achei essas mudanças muito legais por causa que todo o território portugues vai falar e escrever do mesmo jeito isso vai facilitar a vida de várias pessoas se eu fosse a pessoa que inventasse isso eu iria totalmente orgulhosa! Parabéns por essa revolução!!!!!!!!!!!
    A
    D
    O
    R
    E
    I
    !

  234. oi tudo bem eu adorei oitudo bem eu adorei oi tudo bem eu adorei oi tudo bem eu adorei a revoluçaofcjhasedufitawi7dytw7qw87t87eqwft7e8tfysdgcfhzxgdyautdfayfuiyasdfuyauftyugschhjeftgeufeigoiuoioioioiioioioioioioioiojgyfgdgfudsgfusgfjbzfihrnvkkdhryotg858689694839486358958695365695369596569596yufidtgugfduigfudigfuisdgfsduifgsduifgsduifgudfsdugfusdgfeu odiei
    o
    d
    i
    e
    i

    nmfgmjheorpyltçjyhpo5e

  235. Uau
    a partir de agora eu vou ter que escrever deste jeito nussa!!
    mais adorei ,o portugues vai ficar sem frescuraa!kkkkkkkkkk
    BjOO aí pra vcs !!
    Ameiiiii

  236. a gente custa pra aprender escrever certo…
    quando aprende tem q mudar o jeito de escrever, ah pára neh!!!
    isso não devia estar acontecento :(

    em que mundo vivemos
    que idiotice meu Deus!!!

    essa é minha opnião, quem não concorda, problema!

  237. A nova ortografia e muito ruim!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  238. Eu detestei essa reforma ortográfica!!!!
    Passamos a vida escolar aprendendo de um jeito
    e depois de concluirmos os estudos temos que mudar ¬¬
    Muito idiota essa mudança, isso, sem falar em escrever
    linguiça, voo, … ¬¬ Sem comentários!!!

  239. Só uma pergunta:
    Se essa é uma tentativa de facilitar(segundo os (ir)responsáveis pela idéia) o aprendizado no que se refere a essa parte da gramática, como se explica o fato de eliminar-se o acento nos ditongos abertos – éi, ói, éu – , mas apenas nas paroxítonas, permanecendo nas oxítonas e monossílabos?

  240. a nova lingua não é dificil, más é chato,vamos fica mais tempo na escola, e na 3 idade volta pra 1: serie isso é chato de mais.

  241. quero ver quem vai ser o nerde que vai obedecer a nova ortografia, eu verifiquei a pagina e não vi nimgue que goste disso, eu asso que o lula não vai ser eleito dinovo

  242. Acredito que toda mudança é boa quando o todo é beneficiado.

  243. para quer viseste isso com a lingua portuguesa, eu não gostei disso.

  244. Essas mudanças,podem ser boa paRA AS PESSOAS DE OUTROS PAÍSES MAIS PARA NÓS BRASILEIROS NÃO ESTÃO SENDO NADA LEGAL PORQUE TEREMOS QUE APRENDER A ESCREVER NOVAMENTE.
    E PERCEBERMOS QUE AGORA TODOS NÓS BRASILEIROS NÃO SABEMOS MAIS ESCREVER , ENTÃO EU QUE ESTOU ESTUDADO PARA SER PROFESSORA TENHO Q PREUCURAR LIVROS OU NA INTERNET PARA VER SE APRENDO A ESCREVER.

  245. óia essa parada aêw de mudança
    das palavras vai ser bom e ruim
    bom:pq vai fica mais igual nos paises
    ruim:pq na escrita vai mudar tudo
    eu nao vô escrever certo nao eu aprendi assim
    e vou escrever assim!
    meus humildes agradecimentos vlw!!!

  246. olá foi uma ótima idéia voses podem me dar um trabalho sobre isso pasa a escola trabalho de
    escola de portugês decha memsagem nao orkut

  247. As mudanças são muitas vezes necessárias,mas neste caso é abominável a maneira como se quer obter uma padronização de uma língua sem uma base prescrita,isto demonstra a fragilidade que uns poucos podem manuseiar e aprovar sem o consentimento de muitos, não se pode ter uma mudança sem uma explicação prévia e também o desenvolvimento na prática dessa mudança.

  248. essas mudanças vio para atrapalha avida de muitos.mas se eles dizem que para o nosso bem em termos? se for para bens financeiros porque nao unifica a moeda ?.vamos tentar iremos consegir afinal somos inteligentes

  249. É, nós vestibulando estamos tendo muita dificuldade com esta nova ortogragia.
    E eu digo q vai ser um pouco difícil para quem escreve as palavras acentuada,a se acostumar com a nova ortografia.
    Agora para aqueles que não acentuavam vai ficar mais fácil.
    As professoras ensinavam para acentuar as palavras,hoje em dia elas ensinam para aqueles q aprenderam a acentuar à não acentuar mais.
    Aí está o nosso comentário de:Ana Cristina e Mykaelly

    Ah! Vão desculpando,se algumas palavras estiverem erradas por conta do acento!

  250. Esqueci é porque nós não nos adptamos ainda com a nova ortografia

  251. Boa tarde Gostaria de saber Aonde encontra livros que ensina sobre a lingua portuguesa e nomes dos autores para eu comprar.
    Obrigada.

  252. Boa tarde digamos que o enunciado foi precipitado, pois temos uma infinidade de problemas principalmente na educação; Ja pararam para pensar na quantidade de licho que irão gerar com essa mudança, ou até mesmo quanto será gasto com isso; Porem da realidade niguém comento cade os recursos destinados a aducação
    Um forte abraço

  253. digamos assim quantaS pessoas escrevem errado por conta do descaso na educação, saúde e bem estar social das pessoa
    POR exemplo eu sempre confundo lixo com x e geralmente escrevo com ch , mas isso é algo pessoal que estou trabalhando para para melhorar isso; E os problemas no sistema de gerenciamento do brasil quem cuida?????????????

  254. Vivemos num País onde o índece de analfebetismo ainda é muito grande, Onde muitas pessoas ainda não aprenderam a falar nosso idioma corretamente, e já existe uma nova regra para nossa lingua.
    Não seria mais sensato gastar esse dinheiro na construção de novas universidades, ou invez de tentar mudar o que ainda não tivemos oportunidade de aprender satisfatoriamente?

  255. Não sei pra que essa mudança… Existem outras muitas mudanças mais significativas pra serem feitas no mundo.

  256. Vai ser um pouco complicado, nos adaptarmos com essas mudanças ortográficas.

  257. eu gostei mto deste site e por isto estarei sempre mandando msgs

  258. ahhhhhhhhhh q saco esta mudança ortográfica..
    poxa..apredemos desde pequeno uma coisa..e agora temos q apreder outras coisas..tadinhas das crianças de agora..vao ficar todas doidas,pois ate aprender..vai demorar..ate nois jovens e adultos..

  259. bom essa nova forma da lingua portuguesa esta me ajudando muito na escola obrigadao

  260. achei uma chatice agora k to no teerceiro ano mudou essa merda so pra complicar minha vida francamente naum podia deixar pro ano k vem k eu ja teria terminado e naum ia sofre com essa mudanças meu esse pessoal tem outra coisa no lugar do cerebro

  261. Não sei pra que essa mudança… Existem outras muitas mudanças mais significativas pra serem feitas no mundo.

  262. Eu acho que vai melhorar bastante a “Língua Portuguesa”
    mesmo que outras pessoas não gostem da mudança vai ter que aprender
    porque vai ser bem melhor.

  263. ahshshahashashashhas vcs so tem que elr e eu que tenho que copiar isso tudo fadaaa D: !

  264. eu acho que a mudança ortográfica foi muito boa, no entanto, quando você pegar um livro de um autor de Portugual ou de outros países que a língua ficará unificada com a nossa, vai ser mais fácil de entender, e nem precisaremos de ficar pesquisando em dicionários os significados das palavras estrangeiras, é só isso o que eu tenho a dizer…

  265. Na minha opinião, isso não seria necessario, e tambem, tantas pessoas que ja terminaram o colegial e taal’s, é dificil pra elas se acostumarem com a nova ortografia;
    E com tantas pessoas que ja tem dificuldade em se apegar ao portugues ORIGINAL do Brasil, agora com as regras modificadas, fica cada vez mais complicado; acho isso o cumulo do absuuuuurdo, desnecessario, e é intoleravel !

    Claro, isso tudo ná MINHA opinião! ;*

  266. caramba essa nova ortografia e super diferente!!!
    Adorei!!!

  267. Mudanças pra melhor são sempre bem vindas, ainda mais se tratando de uma unificação que sera muito útil aos falantes da lingua portuguesa. TODOS DE PARABÉNS.

  268. Que mudanças tão ridiculas!!!
    Estas regras não têm sentido nenhum.
    E que tal mudarem a pronuncia?? isso sim era uma boa ideia.

  269. Julgo certas mudanças ortográficas como injustas, não vi outra palavra para designa-las.
    Ora o “H” retirado do húmido português foi ridículo! Assim como o “¨” Brasileiro que considero sim um acento importante apesar de estar a cair na falta de uso.
    Observei certa vez um texto em meu livro do colégio no qual pude verificar o quanto ficaria estranho o mesmo sem os acentos, pô, creio nunca conseguir me acostumar a escrever “idéia” sem o acento agudo, apanhei pra escrever assim :B
    Por fim desejos sorte a nós, lusófonos, e que apesar das mudanças, que não percamos os nossos sotaques e diferenças nas palavras que designam cada português.

  270. Quem aprende português como segunda lingua percebe o quanto muda rápido.
    Essa constatação pode nos ajudar a notar que nossa gramática precisa de alguns ajustes.

  271. A língua portuguesa é a língua mais “complicada”de ser falada e escrita no mundo inteiro……………..

  272. Nossa! ja era tempo.Isso vei em boa hora, areforma na ortografia na lingua portuguesa,adorei.

  273. odiei a nova regra eh muito dificil
    muito chato
    ja ap´rendi a outra agora eh mais dificil

  274. se é para uma real mudanca e claro se for para melhor devemos aceitar sim as mundancas na Ortografia do Portugues afinal tudo na vida tem sempre que estar em constanta mudancas Inclusive o ser humano, abraco amigos.

  275. Eu sou completamente à favor da unificação do português, mas sou totalmente contra à eliminação do trema, pois o mesmo é de essencial importância.

  276. isto é ridiculo, tudo isto, é a mesma coisa que os ingleses tirarem c de action para ation, e por ai fora, quanto à queda de acentos isso tolero, agora tirar c p antes de vogais é ridiculo, os brasileiros n percebem mas um acto é diferente de “ato” porque são duas acções diferentes, e isso só por si é intoleravél na lingua portuguesa simplesmente não abrange este tipo de absurdidades, a propria lingua brasileira n faz sentido, se eles n percebem é problema deles, eles falam como o tarzan e jane,ex: “mim quer comer” agora nós sermos obrigados a ir pelo mesmo caminho é mais um passo atrás… obrigado, de um cidadão decepcionado e deprimido para todos os politicos corruptos deste país de merda chamado portugal, vocês ganharam! transformaram este país igual ao brasil, 3 mundo, mudam a lingua n perguntam nada a ninguem metem-nos numa moeda internacional nada!!! f….-nos todos os dias, esta merda qualquer dia vai explodir!!! idiotas no poder é igual a desastre, e isto tudo porque alguem é demasiado calão para mudar as pequenas diferenças nos poucos contractos que fazemos com brasil, f…-se burros de merda… corruptos de merda!!! voces n representam os portugueses vou sair deste pais de merda assim que puder!!!

  277. Gostaria de saber quem inventou a lingua Portuguesa do Brasil. O FDP deveria estar bichado. Conheços professores que erram ao escreverem nas losas ou quadro negro. Não poderia ser simples. Agora no dia a dia quem vai pensar em paroxitona, proparoxitona terceira pessoa e etc e tal, mano o Brasil é cheio de girias faz igual a outros paises muda para a escrita simples e (palavrão) sera mais facil a comunicação, nada de acento aqui ou ali tracinho ali ou aqui… escrever com s, c ou com ss elimina letras e pronto ai todos vão entender.

  278. Bom desculpem por não estar a concordar com essas alterações, o português deve estar como antes, e não devemos inventar algo que não existe, temos de ser realistas e inteligentes antes de fizermos uma alteração banais, essas alterações vai estragar muita coisa no lindo português, eu adoro o português como ele é pronunciado e escrito, então meus caros vamos deixar como ele está por favor pessoal, se cada país da língua portuguesa tem sotaque ou escritura diferente isso vem já da conscienciosa do homem, saber seguir o que é certo assim como português Angolano meu país, a população quer continuar escrever o português como de costume, nada de arrancar os acentos ou letras alguma, vamos saber pensar por favor e saber seguir o que é correcto, por favor…

  279. nossa é bom que eu não precizo aprender mais por que ja esta em dois mil e 11

  280. Olha muito bom essas mudanças,eu acho tudo na vida tem que mudar para melhorar,e essas alterações foi ótimo acabar com tanto acento, por isso que o brasileiro vive sentano e é hora de mudar chega de sentar.

  281. ai pra que inventar besteira no google hahahahahahahahahahahhahaha seus podres hahahahahhahahaha

  282. Oi pessoal,
    Eu concordo, eu também vou escrever tudo errado. Afinal gastei tanto tempo aprendendo e sem conseguir completamente e agora, vou ter que reaperender.
    “Tô fora!!!!”
    Meri

  283. nossa, o que eu pesquisei estava errado, mais eu fiquei sabendo de coisas muito interesante,valeu eu entra nisso

  284. aaaaaa só isso ? eu escrevia tudo sem acento e a professora me puxava a orelha :( agora vo puchar a orelha dela :)..
    zuera gente, só acho que vai demorar pros brasileiros se acostumarem com as novas regras , mas vai ser coisa rapida (questão de uma geração e meia),kkkk ate la a nova ortografia ja vai ser a “internetes” da qual eu sou fã, tem alguas palavras que ficam muito praticas de serem ecritas. vcs querem exemplos ? ta :TB(ta bom),VMDNV(vamos denovo),CTZ(com certeza),FDPT(…. bom essa voçes sabem ^^), fl gente t+
    brasileiro não gosta de ler nem escrever!!!(brasileiro é um cara que mora aqui perto de casa).

  285. minha nossa e como o 1.Ad C disse
    disse agente se mata se mata pra apreneder o português digo o portugues
    e quando termina o segundo grau eles modificam tudo meu deus aonde isso vai parar

  286. Tenho observado que, a cada ano que passa o nosso português, principalmente o escrito está deteriorando-se. A coisa mais fácil é encontrarmos grafias absurdas principalmente em locais públicos e as pessoas não se dão conta disso. (Não é questão de preconceito) mas desde pequeno que já ouvi várias vezes as pessoas dizerem que prefeririam falar outra língua e não português… talvez seja o fato de a nossa língua ser associada a um país da Europa que não tem tanta importância naquele cenário… sei lá. Eu particularmente tenho orgulho de ser Brasileiro, mas não tenho orgulho de ter o Português como língua nativa. O motivo? para mim a complexidade gramatical e não pelo fato de termos sido colonizados por Portugueses ( que afinal, são ótimas pessoas… eles lá e eu aqui! ).
    Eu sou a favor sim das mudanças e creio que elas virão para melhor… Uso muito a internet e aproveito a oportunidade para tentar escrever correto e não através do internetês, que para mim é uma foma das pessoas burras justificarem a sua ignorância diante de nossa língua.
    Eu queria saber se alguém aqui já viu algum estudo ou sabe explicar o fato de que o Brasileiro tem orgulho do português falado aqui e tem total aversão ao português falado em portugal. Obrigado.

  287. Sou brasileiro. Que idioma mesmo que falamos? Será o idioma português? Claro que não. Falamos o idioma brasileiro. Perdeu-se com o passar dos anos o verdadeiro idioma português. Nosso idioma é uma mistura de falas regionalizadas, sem nexo nenhum. Aboliram a trema. Que ridículo estes “imortais”. Através de uma lei querem mudar aquilo que está impregnado em nossa consciência, em nossos hábitos e costumes. Não consigo escrever a palavra tranqüilo, seqüência sem usar a trema. Vou continuar a escrevê-las com trema e dane-se a nova ortografia.

Grato por sua participação!