Entrevista com Morgana Gazel


Estaremos entrevistando nesse momento a escritora Morgana Gazel, formada em química, psicóloga, graduada em matemática, poeta. No seu livro Enseada do Segredo ela enfatiza em forma de romance os conflitos da vida humana, conflito entre mãe e filhos e entre os homens. A história é elaborada cheia de suspense e segredos lógico. Certamente, um livro que nos depara com nossa realidade e de outros, nos levando a refletir sobre o contidiano na vida.

A seguir, texto da autora que, brilhantemente, apresentará a si e a sua obra.

1 – Nós do Blog Caetano Barata – Quem é nossa entrevistada? Vida e Obra.

Morgana Gazel – Meu nome de batismo é Noemia Meireles Nocera. Minha primeira formação profissional foi o curso técnico de química industrial. Anos depois, graduei-me em Matemática. No entanto, ao invés de lecionar, fiz treinamentos em Informática e, por treze anos, exerci com sucesso a profissão de analista de sistemas. Naquela época, buscava uma vida menos dura do que a que havia tido em minha infância e adolescência. Isto, porém, não me bastava, tanto que nas horas vagas, fazia poesias. Desejando uma atividade que atendesse às minhas demandas íntimas, tornei-me psicóloga. Após vários anos na prática desta profissão, percebi que ainda não havia encontrado o real significado de minha vida. Vislumbrei-o ao me imaginar relatando os dramas humanos através de histórias inventadas. A primeira delas materializou-se no livro Enseada do Segredo.

2 – Nós do Blog Caetano Barata – Conte-nos um pouco sobre o seu Livro Enseada do Segredo.

Morgana Gazel – Esta história tem como foco uma mentira familiar, e ocorre num subúrbio imaginário do Nordeste brasileiro, no período da ditadura militar. No entanto Frederico, o protagonista, ignora tanto a mentira familiar como a realidade por trás da ordem estabelecida em seu país; retalhos desta realidade aparecem, inicialmente, através de sussurros amedrontados e vão sugerindo a situação política da época. Mas, o que lhe era negado conhecer, Frederico pressentia, era como se algo errado houvesse em torno de si… Ambas mentiras interferindo em sua vida. Assim Morgana Gazel vai tecendo os fios até finalizar a trama da história. Morgana Gazel é a narradora que existe em mim.

3 – Nós do Blog Caetano Barata – Como você administra a sua opinião pessoal e os conflitos com a opinião da psicologia e da psicanálise?

Morgana Gazel – Ao decidir enveredar por este caminho, pensei em direcionar minhas escritas, de modo a contribuir no processo de humanização do homem. Intenção que, logo percebi, não podia ser imposta ao livro, pois eu não conseguia controlar o que vinha a minha mente. Entretanto se imiscuíram, no texto de Enseada do Segredo, mensagens subliminares favoráveis à vida, aos bons costumes e à conscientização de direitos e deveres; elas aparecem disfarçadas, ora nos diálogos ora na conduta das personagens. Observando-as e sabendo como elas são efetivas na aquisição de novos comportamentos e valores, concluí que, independentemente do meu controle, um caráter educativo revelou-se no livro. Deve ter sido Morgana quem me presenteou com isso.

4 – Nós do Blog Caetano Barata – Qual o prazer em ter um livro publicado?

Morgana Gazel – Depois que este livro me foi entregue pela editora, no início de agosto de 2008, desejando que ele chegue às mãos de quantos possam usufruir algum benefício ao lê-lo, passei a me ocupar diligentemente em sua divulgação. Naquele mês, lancei-o em três lugares diferentes: Salvador, São Paulo (na Bienal) e Rio de Janeiro. E, no dia 09 de janeiro, fiz um lançamento em Fortaleza. Também já o doei a instituições, onde vivem pessoas que teriam dificuldade em o adquirir, como o presídio Lafayete Coutinho, o Conjunto Penal de Mulheres e o Abrigo do Salvador. Neste último, espero que ele proporcione aos idosos pelo menos alguns momentos de reflexão e prazer.

5 – Nós do Blog Caetano Barata – Quais outros trabalhos você tem editado?

Morgana Gazel – Além do Enseada do Segredo, escrevi dois contos, “Bicho Excomungado” e “A Menina e o Saci”, que participam da Coletânea Ecos Machadianos, publicada em maio deste ano. Agora voltei a escrever o segundo romance, que se intitula Liberdade Negada. Neste último, o drama resulta da intolerância política da ditadura militar e da conduta de um pai, contaminada por essa intolerância. Este livro deverá ficar pronto no final de 2010.

6 – Nós do Blog Caetano Barata – Sim, nos conte um pouco sobre seu Livro Enseada do Segredo. Como é esse Segredo?

Morgana Gazel – O Livro Enseada do Segredo conta a história de Frederico, um adolescente de dezessete anos, que morava com sua mãe Gilda, num povoado de um subúrbio imaginário nordestino, às margens de uma enseada, em cujas águas costumava buscar alívio para seus males, quando se encontrava em aflição. Tinha uma grande dúvida pairando sobre sua vida: a de quem era seu pai – porque não o conhecera, porque ninguém lhe falava dele e porque não tinha recebido seu sobrenome. Mas, a estas perguntas, Gilda, uma pessoa agradável e mãe dedicada, parecia não estar disposta a responder.

Havia ainda a ‘tia’ Zezé, uma senhora mulata, empregada da casa há anos e tratada como membro da família.

Em sua juventude, Fred, como era chamado, tinha dois grandes amigos: Danilo e Tonico. E seu coração disparava por Jéssica.

Nesta época, havia dois fatos que o rapaz ignorava: o de que seu país estava sob o domínio da ditadura militar e o de que sua vida estava envolta numa grande mentira.

Mas, apesar de sua ignorância acerca dos acontecimentos que o rondavam, Frederico pressentia que algo não estava indo bem.

E, ao descobrir o segredo, por meio de conversas estranhas e portas entreabertas, se viu forçado a fazer mudanças radicais em sua vida, uma delas foi mudar-se para outro país, do qual só conhecia o idioma, na esperança de se livrar desta nova realidade insuportável, surgida após a revelação.

Mas o segredo foi seu único companheiro de viagem e, por um bom tempo, manteve Frederico aprisionado a sentimentos que só endureciam cada vez mais seu coração.

7 – Nós do Blog Caetano Barata – Queremos agradecer a gentileza de nos conceder esse papo.

Morgana Gazel – Quero aproveitar esse espaço para convidar a todos os soteropolitanos a estarem no CEPA – Círculo de Estudo Pensamento e Ação, no dia 25 de julho a partir das 14 horas. Onde estaremos comemorando o dia do Escritor. Num evento chamado Encontro com o Escritor no CEPA.

COMENTÁRIOS DE LEITORES

“Adquiri um exemplar do livro via internet, pouco tempo depois do lançamento, na livraria Asabeça… Fiquei fascinado com o livro. Nunca tinha lido algo do gênero: um romance onde se explora questões da psicologia. Você nem imagina o quanto aprendi sobre mim lendo as aventuras de Fred. Sobretudo, no momento em que ele nadava e quase perdeu a liderança na competição: eu me vi nadando no lugar dele…”

“Que delícia este livro, além dos valores realçados nas personagens, que cada dia se tornam mais difíceis de encontrar nas criaturas, adorei a forma suave de viajar pelo universo masculino, a cada nova página que lia, quando conseguia parar de ler, fazia reflexões sobre os meus cuidados de mãe, e com certeza, carregarei para o resto da vida esta mensagem tão importante que você transmitiu com tanta sabedoria. Fiquei com o gostinho de quero mais… Reli diversas vezes vários capítulos… Seu livro me fez parar, rever os valores, pensar muito… Acho que todas as mães deveriam ler este livro…”

“Quando soube do lançamento desta obra, eu me tomei de alegria e ansiedade para logo começar a leitura. E, no decorrer da leitura, não conseguia parar porque o suspense não me deixava. Nossa, que segredo seria o que cercava a vida de Fred? Morgana soube conduzir com eficiência de detalhes essa agradável história que nos traz uma grande lição. Algo para se refletir e tomar como exemplo para a vida… Identifiquei-me do começo ao fim. Então, amigos e amigas, posso recomendar a leitura do referido livro… Todos devem conhecê-lo!”

“Além de me manter o tempo todo envolvida, me emocionei muito, em muitos momentos… Mexeu muito comigo, talvez porque venha buscando me perceber e expressar mais os sentimentos. Senti não apenas pela sucessão dos acontecimentos, mas em cada um deles, é como se entrasse no sentimento da personagem e, depois, pude entender quanto o lidar bem ou não com essas questões interferiu na vida de cada um deles. Excelente!”

“Li o seu livro e adorei, aliás, devorei-o! Fantástica a sua forma de descrever as personagens e ambientes… Fiquei sonhando com aquele subúrbio, com a tranquilidade e beleza do local. Está de parabéns!”

“Fiquei um bom tempo no clima de Fred, na sua vida no subúrbio… que delicioso percurso fiz caminhando com ele. Foi interessante acompanhar e viver com ele os seus prazeres, alegrias, tristezas, decepções, reflexões, verdades da sua alma! Fiquei olhando quantas páginas faltavam… Tentando adivinhar o que ele ainda iria fazer com a própria vida… e as páginas eram poucas… queria mais! Adorei os movimentos do livro… Os altos que provocara com situações inesperadas que iam se deslanchando aos olhos de Fred. Pois é… O livro me deu vontade de ler mais! Fazia tempo que não me envolvia com um livro assim!”

“O livro é excelente, bem situado no tempo, ótimo clima de suspense, desde o título até as últimas páginas, excelente identificação com o leitor (a cada momento me identificava com um ou com outro personagem), poucos atores e bem trabalhados. A descrição da pensão quando Fred entra molhado, no 1º dia, parece uma fotografia”.

“Achei interessante segurar o leitor em torno de um personagem de bons princípios e bons valores morais, mas levado a cometer um grande erro de avaliação. Isto me lembra que todos cometem erros na vida e às vezes irreversíveis…”

UM POUCO MAIS SOBRE A AUTORA E A OBRA

Para ver outros comentários sobre a obra e conhecer um pouco mais a autora, entre no site de Morgana Gazel, clicando no link: http://www.mg.recantodasletras.com.br.

ONDE COMPRAR:

São Paulo

Livraria Asabeça: http://www.asabeca.com.br/home.php

Livraria Cultura:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/catalogo/busca.asp?tipo_pesq=titulo&pala

vra=enseada+do+segredo&topo=livro&sid=1891880171146382243908974&k5=314D1CE2&uid=&lastreg=&parceiro=104204

Salvador

Livraria Siciliano (Shoppings Barra e Iguatemi)

Livraria Saraiva (Salvador Shopping)

Livraria Jhana (Shopping Itaigara)

Livraria Aeroporto (Aeroporto)

Fortaleza

Livraria Lua Nova (Benfica)

Rio de Janeiro

Livraria Leonardo da Vinci (Avenida Rio Branco – Centro)

Livraria Museu da República (Rua do Catete, 153)

Grato por sua participação!

