O Grito dos Excluídos e Marcha Contra a Corrupção


Germano Machado – germanomachado83@gmail.com

Anteontem, 07 de setembro de 2011, comemoração da Independência do Brasil, hoje dependente dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, com as devidas e necessárias exceções, que ainda existem, o país protestou. É o chamado e, hoje, agora, mais do que necessário, o Grito dos Excluídos e Marcha Contra a Corrupção. Partiram de Brasília, naturalmente, apoiados pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, OAB, Ordem dos Advogados do Brasil e ABI, Associação Brasileira de Imprensa, três órgãos de grande peso moral. Depois, esses protestos espraiaram-se a São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e a todas as capitais e até cidades, de Norte a Sul do país. Embora, todos os anos, se faça presente, o Grito dos Excluídos 2011 começou pelas pequenas notícias nos espaços próprios dos jornais, indo para os sites: orkut, facebook, twitter, incitando-se para um “basta” à corrupção nos poderes, em particular, Câmara e Senado (excluídos, evidentemente, os corretos – estes incluídos no ato). O Grito dos Excluídos e Marcha Contra a Corrupção, um ato conjunto e que, ambos, equivaleram à metade das forças e pessoas do ato oficial, o que agrava a situação.

Em O Globo, o jornalista Merval Pereira (e-mail: merval@oglobo.com.br) em sua coluna, no artigo de título alertador e indicativo – Algo se Move -, analisa o assunto desde Collor, em que as entidades citadas começaram o trajeto da queda daquele presidente. Derrotada a Ficha Limpa, ofendeu a Igreja Católica e outras instituições cristãs e particulares, inclusive as citadas, assim como as pessoas decentes de todas as denominações religiosas, políticas, civis. Lembre-se que a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, no dia 20 deste mês, se junta apoiando aos manifestantes dessa data, que são de variada procedência, sobretudo de jovens.

E o que subjaz é que a presidente Dilma Roussef deu o “pontapé inicial” com a expressão usada de “faxina”, ou quedas de corruptos em vários ministérios. É verdade que, na véspera do 07 de setembro, a presidente esteve em cadeia nacional de televisão e falou contra a corrupção, habilmente resguardando-se do que já tinha conhecimento oficial, para acontecer no 07 de setembro, ou seja, o Grito dos Excluídos e a Marcha Contra a Corrupção. E no 07 de setembro, aparece publicamente com a jovem filha Paula, o genro Rafael e o netinho Gabriel: família unida, unida vence e supera desafios, ninguém pode ser contra um “netinho”. Afinal, precisa dessa demonstração preventiva e tem sido mulher de alerta e alertada. Dilma Roussef, nossa presidente, presidente eleita do Brasil, além de culta, habilidosa, está hoje dirigindo o Poder Nacional do Estado, e ontem, em época longínqua, conheceu ações opostas que não pode nem deve a elas retornar, o que está demonstrando. Terá de enfrentar a corrupção, como fez já em vários ministérios, desvencilhar-se de quem não a seguir nessa luta ética, uma era nova se estabelecerá assim.

Alguém dos serviços de inteligência ou, mesmo seu Ministro do Exterior, lhe mostrará, certamente, trechos de O Príncipe, de Maquiavel muito atuais e próprios… Desejo que Dilma Roussef, como presidente, e nós, como seus “súditos”, alcançaremos um tempo melhor, desaparecendo pouco a pouco tanta corrupção.

Não deverá negligenciar sobre o Grito dos Excluídos e a Marcha contra a Corrupção na data da Independência do Brasil, 07 de setembro.

Germano Machado

Por obséquio, comentem e passem para os outros, para que seja uma corrente, pelo bem do Brasil, independente de credo e partido político. Não estou objetivando nada contra a Presidente Dilma, ao contrário, para que ela tenha meios de se defender de tais indivíduos, mensaleiros de todos os partidos, corruptos de todas as linhas.

Germano Machado – Fundador do CEPA Brasil – das Academias Mater Salvatoris, da Academia Baiana de Educação, aposentado da UFBA e da UCSAL

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s