Simões Filho – um nome – não, uma personalidade


Na história do jornalismo da Bahia, muitos nomes se levantam, mas, na verdade e até seus adversários o proclamam que o maior comunicador baiano foi Ernesto Simões Filho. Nascido Ernesto Simões da Silva Freitas Filho – Simões Filho, filho da histórica cidade de Cachoeira, em 4 de outubro de 1886, e falecido no Rio de Janeiro. Político, jornalista e empresário brasileiro, ex-Ministro da Educação do país, fundador do jornal A Tarde, teve ainda seu nome aplicado ao antigo distrito de Agoa Comprida, hoje, município de Simões Filho distante 20 km da capital Salvador. Antes de A Tarde, Simões Filho já tinha publicado em 1904 um jornal que, em formato de revista nos moldes de O Malho, possuía caráter humorístico e satírico, chamado O Papão.

A Tarde, porém, foi a sua grande obra. Houve um tempo, na Bahia como se dizia da cidade do Salvador antigamente, em que pela tarde se comprava o Jornal A Tarde, o pão e às vezes até leite. Era comum dizer: “Amanhã é feriado” e a resposta se dizia: “Veja o que A Tarde diz, se disser é verdade”. Numa passeata política alguém gritou: “Morra Simões Filho”, ao que ele imediatamente respondeu: “Mas viva a Bahia imortal”.

Diante das grandes causas, como por exemplo, quando quiseram fazer a separação do Estado da Bahia, A Tarde fez a campanha pela permanente unidade, acompanhado pela maioria dos baianos. Esse pleito fracassou totalmente. Teve adversários, mas sempre soube lutar e defender os interesses das causas baianas e nunca se deixava abater pelas adversidades. Ministro da Educação no Governo de Getúlio Vargas, período democrático, foi demitido estando no estrangeiro. Voltando ao Brasil, os jornalistas, como era natural lhe perguntaram: “Ministro o senhor foi demitido do Ministério?” E Simões Filho respondeu: “Perdi o Ministério mas, não perdi a educação”.

Amigo de J. J. Seabra, Otávio Mangabeira e outros tantos nomes ilustres dos grandes baianos, era figura distinta no grupo Autonomista. O nome nasceu como reação ao interventor da época. Coisas da política. O que não se pode esquecer é o grande jornalista que Simões Filho foi em sua época, a tal ponto que A Tarde é o único Jornal que não teve ruptura, sempre manteve o mesmo nome e as mesmas ideias e ideais, cultivando dessa maneira o espírito do seu fundador. Diga-se, com justeza, que A Tarde de hoje é a mesma continuação do trabalho jornalístico de Simões Filho, ainda se considere que é o maior Jornal do Norte/Nordeste.

Em 2011, comemoraram-se os 200 anos de Imprensa Baiana e a cidade de Simões Filho completa 50 anos de emancipação ( 7 de Novembro), distinga-se a personalidade jornalística do doutor Ernesto Simões Filho. Feliz aniversário Simões Filho – Aos próximos 50 anos: Um presente tão próximo de um futuro melhor… Tão perto de uma vida renovada, com a energia renovada, com a virtuosidade útil, maravilhosamente cheia de ideias, cheia de arte com qualidade, cheia de pessoas dignas que se honram, indignada pela tristeza de ver traída seu próprio povo… Feliz aquele que nasce, vive e morre consciente de que é possível fazer diferente e acredita que pode trilhar os caminhos – Agoa Comprida – sem errar e permanecer digno da honra de levar o nome de Ernesto Simões Filho.

Imagem Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernesto_Sim%C3%B5es_Filho

Caetano Barata – Poeta, ativista cultural em Simões Filho e Conselheiro do CEPA

Anúncios

Uma consideração sobre “Simões Filho – um nome – não, uma personalidade”

  1. prezado amigo barata,Simões Filho um a cidade amada pelo seu povo, simples e humilde mais carregado de esperança tendo a certeza de dias melhores, a cultura vem de uma forma magnifica transformando nosso povo. um abraço.

    Luciano Marcos.

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s