Em dia de greve geral na Grécia, bombas e conflito marcam protestos


Atenas precisa implementar mais cortes para conseguir ajuda externa.
Portos e transporte público estão paralisados.

Do G1, com informações de agências

Trabalhadores gregos entraram em greve contra medidas de austeridade nesta sexta-feira (10), ancorando navios e paralisando o transporte público, horas após ministros das Finanças da zona do euro dizerem que Atenas precisa implementar mais cortes para convencê-los a liberar ajuda financeira.

Tanto nesta sexta-feira quanto no sábado (11), Atenas ficará sem transporte urbano, pois não circulam trens, bondes, ônibus, trolebus, e também não haverá metrô, com exceção da linha 1 que funcionará entre as 10h e as 17h no horário local (6h e 13h em Brasília).

Os dois maiores sindicatos do setor público e privado da Grécia, Adedy e GSEE, respectivamente, iniciaram uma greve nacional de 48 horas nesta sexta-feira.

Os trabalhadores são contra o pacote de austeridade que o governo pretende implementar em troca de novo empréstimo, de 130 bilhões de euros, dos credores internacionais.

A greve geral ocorre um dia após o primeiro-ministro, Lucas Papademos, receber o apoio dos partidos aliados para cortar 3 bilhões de euros adicionais do orçamento em 2012. A paralisação afeta bancos, hospitais e transportes públicos

Nos portos, onde se concentra uma das indústrias mais importantes da Grécia, a maior parte dos navios permanecem atracados.

Por outro lado, os voos não foram afetados porque os controladores aéreos não participam da greve. Os hospitais trabalham apenas em regime de urgência, os professores também seguem a greve e tribunais e bancos, tanto públicos quanto privados, permanecem fechados.

Leia Mais

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s