Projeto “QUARTAS BAIANAS” Homenageia cineasta Roberto Pires


Enviado por Carollini Assis

Amanhã (19/09), o grande homenageado pelo projeto “Quartas Baianas” será o cineasta Roberto Pires. Serão exibidos o curta-metragem “A Volta de Chico Candango”, pouco conhecido pelo público e o longa “Tocaia no Asfalto”, restaurado em 2007 pela Cinemateca Brasileira com apoio da Petrobrás, por meio de um edital nacional ganho pela Diretoria de Audiovisual (Dimas/Secult/Funceb). A sessão acontece às 19 horas, na Sala Walter da Silveira, subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. O evento contará com a participação de Laura Pires, produtora de cinema, viúva do diretor e sua grande parceira; e de Raimundo Mendonça, assistente de direção e montagem do filme “Tocaia no Asfalto”. A entrada é gratuita.

“Tocaia no Asfalto” (1962) retrata a história de um pistoleiro contratado para matar um coronel. O longa gira em torno da temática que envolve a política coronelista que predominou na Bahia, abordando as mortes por crime de mando e emboscadas.

A Volta de Chico Candango (1989) foi gravado em Brasília. O curta aborda a volta de um ex-candango à capital federal para rever a cidade que seus braços ajudaram a erguer.

Roberto Pires faleceu em 2001, vítima de um câncer que adquiriu após realizar o filme “Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia”. Completaria 76 anos no dia 29 deste mês. Pires foi o inventor da lente anafórmica Igluscope (semelhante a Cinemascope, que não havia no Brasil). Fez o primeiro longa-metragem baiano, “Redenção” (1959), que deu início ao período conhecido como Ciclo Baiano de Cinema (1959-1963).

Os convidados Laura Pires e Raimundo Mendonça, após a sessão, conversarão com o público.

O Projeto Quartas Baianas é realizado pela Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV/ABD-BA) com apoio da Diretoria de Audiovisual (Dimas/Secult/Funceb).

Serviço:
Quartas Baianas – Sessão de Homenagem a Roberto Pires
Filmes: Tocaia no Asfalto / A Volta de Chico Candango
Bate-papo Laura Pires e Raimundo Mendonça

Data: Quarta, 19/09/2012.
Local: Sala Walter da Silveira, Biblioteca Pública dos Barris. Rua General Labatut, 27. Barris. Salvador/BA.
Horário: 19h
Entrada franca.

Informações:
(71) 9239-3709 Carollini Assis

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s