Bahia lidera estatísticas de assassinatos em todo o país


A Bahia ficou pelo segundo ano consecutivo na liderança em número de ocorrências de homicídios. Em 2011, foram nada menos que 4,3 mil assassinatos registrados, segundo dados da 6ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado ontem em São Paulo. Apesar de uma leve redução de 3,42% de 2010 para 2011, o estado manteve a liderança que nos anos de 2008 e 2009 era do Rio de Janeiro.
Segundo informa hoje o jornal Correio, em matéria do repórter Alexandro Mota, o estado finalizou o ano com 4.380 homicídios dolosos registrados, 155 a menos que em 2010. O fórum considera que as taxas de homicídios dolosos são as medidas principais da situação do crime e da violência em uma localidade.

Ainda de acordo com o estudo, em números proporcionais ao tamanho da população, a Bahia fica na sétima posição, com taxa de 31,1 homicídios por 100 mil habitantes. Nesse ranking, o campeão nacional é Alagoas, que registrou 2.342 assassinatos no ano passado – uma taxa de 74,5 homicídios por 100 mil habitantes.

Apesar da posição de liderança nos números absolutos de homicídios, o relatório aponta que a Bahia ficou em terceiro lugar em aumento nos investimentos feitos no setor, com orçamento 30,8% maior no ano passado em relação a 2010, perdendo apenas para São Paulo (com aumento de 67,3% nos investimentos) e Mato Grosso do Sul (37,7%).

Em 2011, último ano do levantamento do anuário, foi o ano em que o governo estadual lançou os dois principais programas de segurança pública: O Pacto Pela Vida e o início do emprego do modelo das Bases de Segurança Pública.

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s