Entendendo a Personalidade Antissocial


cropped-barata1.jpg“Não devemos acreditar apenas em palavras, em posição ou ideologia. É a personalidade da pessoa e suas ações o que importam.” (Daisaku Ikeda)

Lamentavelmente, em algum momento de nossa vida teremos que nos deparar com alguém afetado na personalidade. Pessoas dóceis e calmas que repentinamente tem um rompante de raiva inadequado; atitudes instáveis é a síntese dessa personalidade antissocial, as recusas geram situações ruins, desfavoráveis, péssimas e catastróficas.

Esse transtorno caracteriza-se pela desvirtuação do padrão social de comportamento responsável, caindo no irresponsável, explorador e insensível; facilmente constatado, resultando na ausência de remorsos ou arrependimento fingido.

Essas pessoas quando se ajustam as leis, tem a capacidade frequentemente de manipular as situações e os outros; riem-se delas, não conseguem estabelecer relações duradouras profissionais ou sentimentais.

Desrespeitam as regras, normas e obrigações sociais de forma reincidente. Possui grande capacidade de iniciar relacionamentos, principalmente para seu próprio proveito, mas é incapaz de mantê-los por muito tempo. Não aceita oposição e facilmente explodem em atitudes agressivas e violentas. Não assume a culpabilidade, transferindo-a, o que lhe torna incapaz de aprender com as punições. Devido a sua habilidade culpabiliza outros com raciocínios lógicos, porém facilmente desvendados.

Enfim, instabilidade, alternância de amor e ódio, idealização, desapontamento e impulsividade são as marcas desse transtorno. Redundam em algumas das atitudes que definem uma personalidade Antissocial também chamada de Bourdeline.

Caetano Barata – Escritor – Poeta e Ativista Cultural em Simões Filho – caetanobarata@gmail.com

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s