Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa


oit

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa está sendo comemorado na Cinelândia, no Centro do Rio, nesta segunda-feira. Com o objetivo de valorizar a liberdade religiosa e o respeito a todas as crenças, seguidores de várias religiões estarão unidos durante todo o dia para participar de atividades culturais e atos litúrgicos.

A polêmica envolvendo os índios da Aldeia Maracanã também foi lembrada durante o evento. A paisagista e defensora dos direitos humanos, Selma Riviello, exibia cartazes defendendo a preservação da cultura indígena.

“Acho fundamental o respeito à tolerância religiosa e, dentro deste contexto, a cultura indígena precisa ser lembrada. Ainda mais num momento em que ela está sendo tão desrespeitada”, disse Selma, se referindo à ordem de despejo recebida pelos índios que moram na Aldeia Maracanã, por determinação do governo do Estado, que pretende construir no local um estacionamento para a Copa do Mundo de 2014. “A cultura indígena envolve tudo, inclusive a religião. É fundamental passar a mensagem que a religiosidade indígena não pode ser destruída. É um absurdo o que o governador Cabral está fazendo.”

AgenciaBrasil210113_TRG3506

A primeira celebração religiosa aconteceu às 9h. As próximas são às 12h, 15h e 18h. À noite, haverá um grande show gratuito com Arlindo Cruz, Padre Omar, Ogam Tião Casemiro, Ogam Bambala e Varda. O evento também recolhe donativos para as vítimas das chuvas de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s