CEPA recebe a jurista Eliana Calmon


DSC06826

O CEPA – Círculo de Estudo Pensamento e Ação – Entidade com 63 anos de fundada, receberá no dia 05 de abril (sábado), na sua sede, a jurista Eliana Calmon para estabelecer diálogo com a comunidade soteropolitana e seus sócios cepistas. O CEPA está localizado na rua Souto Dalva, 98 ( um ponto depois do IFBA).

A doutora Eliana Calmon Alves é uma jurista baiana (Salvador, 5 de novembro de 1944), sendo a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual ocupou o cargo de ministra no período de 1999 a 2013. Também foi Corregedora-Geral de Justiça e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1968 e na mesma instituição concluiu especialização em Processo Civil no ano de 1982.
Em 1974 foi aprovada no concurso público para o cargo de procuradora da República pelo estado de Pernambuco. Em 1976, foi para a Subprocuradoria Geral da República. Tornou-se juíza federal após aprovação em concurso público do ano de 1979 e atuou no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia entre 1983 e 1984 e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) a partir de 1989.

No dia 30 junho de 1999, assumiu vaga como ministra do STJ pelo terço da magistratura, se tornando a primeira mulher a ocupar um posto neste tribunal. Atualmente, a ex-ministra dirige a Enfam, entidade vinculada ao STJ que capacita juízes em todo o país.

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s