Bibliotecas sediam Encontro de Escritores Baianos


unnamed

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Escritor (25 de julho), a União Baiana de Escritores (UBESC) e a Òmnira Editoração & Revista promove entre os dias 10, 11 e 12 de julho (quinta, sexta e sábado), o IV Encontro de Escritores Baianos (ENEB), um evento que tem como finalidade reunir autores baianos e angolanos em torno da nova literatura, além de promover o intercâmbio cultural entre os participantes. A programação contará com palestras, mesas redondas, entrevistas, lançamentos de livros & revista, recital de poesias, feira de livros e entrega de Títulos de Personalidades de Importância Cultural. O primeiro dia (10) será na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no Costa Azul, no horário das 10h às 17h. No segundo dia (11), o evento ocorrerá na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, das 9h30 às 20h e para finalizar (12), na Casa de Angola, na Barroquinha, a partir das 10h.

A abertura do evento será na quinta-feira, às 10h, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul), com as presenças do presidente da UBESC, o escritor e editor Roberto Leal; da vice-prefeita Célia Sacramento; da diretora da Biblioteca Pública Thales de Azevedo, Conceição Andrade e do diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, João Vanderlei de Moraes Filho.

Na sequência, às 11h30h ocorre a palestra “A quarta margem: nos subterrâneos da poesia”, com o professor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Antonio Milton Almeida. Às 14h30, os trabalhos retornam com a mesa-redonda “Literatura africana”, com os escritores angolanos Aguinaldo Valter da Silva Gonçalves, Ngonguita Diogo, Roberto Ngoma e o deputado João Pinto. A mesa será mediada pelo professor e diretor de Comunicação e Imagem da Fundação Dr. Agostinho Neto, escritor John Bella.

E para fechar a programação do primeiro dia, às 16h30, a Copa do Mundo no Brasil entra em pauta, com a palestra “Imagine na Copa – Um Mar Vermelho de Corrupção”. Desdobramentos da palestra: “A Missão da Literatura no Século XXI”, com o escritor Joemar Rios, autor dos livros “Imagine na Copa”, ensaio sobre corrupção e “O Filho Sábio”, um manual sobre a sabedoria. No local, durante o evento, haverá exposição de livros, intercâmbio cultural, escambo de publicações, autógrafos, venda de livros, revistas, postais e CDs poéticos.

Segundo dia – Agora na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), a sexta-feira (11) promete ser bem movimentada. A partir das 9h30, a Fundação Pedro Calmon realiza integrada ao ENEB, a sua tradicional Feira de Livros (no Foyer e Quadrilátero), com exposição de editores, livreiros, sebos, escritores e autores independentes, além da UBESC e das editoras Òmnira, CEPA e muitas outras.

Às 10h30, no auditório da Biblioteca Pública – 3º andar, o ENEB receberá a Drª Luislinda Valois que ministrará a palestra “Negros Pensadores do Brasil”, além oferecer uma prévia do lançamento do seu livro “Negros Pensadores do Brasil” (Ed. Òmnira/BA- 2014). A primeira juíza negra do Brasil, em sua obra trabalhou a imagem literária de dezenas de negros brasileiros que se destacaram fazendo um trabalho reconhecido.

No final da manhã, às 11h30, um time de jornalistas-escritores formado por Domingos Ailton (Revista Cotoxó), Roberto Leal (Revista Òmnira), Valdeck Almeida de Jesus (www.galinhapulando.com), Raymundo Luiz Lopes (UEFS/Revista Sitientibus), e mediação Carlos Souza Yeshua, entram em campo para um “bate letras”, intitulado “Mídia & Literatura: uma junção necessária”. Na pauta, as novas formas para divulgar os autores e suas obras, mostrando como oferecer aos leitores a oportunidade de conhecer as novas publicações, principalmente aquelas que nem sempre aparecem nos grandes veículos de comunicação.

A tarde, às 14h30, quem entra em ação é o Momento Mágico da Literatura Infantil, com a escritora Iray Galrão e os seus livros “Bolota uma certa jabuticaba muito esperta” e “Bia a nuvem que não queria chover”. E para completar o quadro participam os escritores mirins Lucas Yuri e Ítalo Silva, com o projeto Tabuleiro das Letrinhas Baianas, que apresenta contação de história, leituras de textos e bate-papo, com a participação de Antonio Cedraz, da Turma do Xaxado, Sandra Popoff dentre outros.

Ponto de Vista – Este ano o quadro de entrevista realizada pelo jornalista Roberto Leal para seu site “Revista Òmnira” recebe o pastor Manassés, fundador das Instituições Manassés, responsável pelo grande trabalho social que é tirar o viciado das ruas e do mundo das drogas. Na oportunidade, o pastor falará dos métodos, das dificuldades e da terapia, como também do seu primeiro livro que ainda está no prelo, cujo título provisório é: “Uma Longa Caminhada”. Quando receberá também o título de “Personalidade de Importância Comunitária”, oferecido pela União Baiana de Escritores, pelos relevantes serviços prestados a comunidade baiana.

Às 18h acontece no Quadrilátero da Biblioteca Pública, o projeto Outras Leituras & Sarau da Pública, da Fundação Pedro Calmon, com o músico e poeta Fábio Haendel, um convite a um bate-papo sobre música e poesia. A mediação da conversa será feita pelos escritores Dênisson Padilha Filho e Nilson Galvão.

Lançamentos – Como em encontro de escritores não pode faltar lançamentos, no ENEB não será diferente. A partir das 19h, começa o lançamento do livro C’alô & Crônicas Feridas, Ed. Òmnira/BA-2014, do jornalista, escritor e curador do ENEB Roberto Leal. Também será realizado o lançamento da 8º edição da Revista Òmnira, uma publicação internacional que tem a participação de Bruno Máriston, Germano Machado, Manoel Porto Lima, Valter Bitencourt, Edneia Andrade, Zenir Izaguirre (RS) (Brasil), Adão Palma, Agostinho Neto, Domingas Francisco André, Ernesto Fonseca Daniel Cabinga, Faustino Nguange Simão, Gabriel Ambrósio, Isabel Cazola André, João Sanda de Miranda, John Bella, Ngonguita Diogo e Rosa Fernandes Gaspar Adão, Rosalino Van-Dúnem, Vrackichakiri Abelardo e Zenaide da Silva Leite (Angola), L. Mukurruza e Paulo Nguenha (Moçambique).

Além dos lançamentos, a noite comemorativa ainda terá a entrega do Título de Personalidade de Importância Cultural ao “Poeta das Flores” Wagner Américo, em reconhecimento a sua brilhante obra poética, com pronunciamento do educador e poeta Douglas de Almeida e depoimentos dos outros homenageados com o mesmo título, tais como o escritor Alberto Peixoto (Feira de Santana/BA); o jornalista e agitador cultural Clarindo Silva; o professor e filósofo Germano Machado e o radialista Noel Tavares.

Casa de Angola – O último dia do ENEB será na Casa de Angola (Praça dos Veteranos, 5 – Barroquinha), no sábado (12), às 10h, onde a União Baiana de Escritores entregará ao escritor e diretor de Comunicação e Imagem da Fundação Dr. Agostinho Neto, John Bella, o Título Internacional de “Personalidade de Importância Cultural”, pela sua trajetória cultural em favor da divulgação da Cultura Africana, seja com os seus livros – a sua trilogia sobre a guerreira angolana Rainha Njinga, seja com as suas palestras e participações ativas em favor da divulgação dessa cultura literária. John é o primeiro estrangeiro a receber essa homenagem da instituição baiana.

Serviço:

O que: IV Encontro de Escritores Baianos – ENEB

Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Rua Adelaide Fernandes da Costa s/n – Costa Azul) – Dia 10/07 (quinta-feira). Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris/) – Dia 11/07 (sexta-feira). E Casa de Angola (Praça dos Veteranos, 5 – Barroquinha) – Dia 12/07 (sábado).

Quando: Dias 10, 11 e 12 de julho (quinta, sexta e sábado)

Entrada: Inscrições no local

Informações: (71) 8688-8096 / 8454-0267. Ou lealomnira@yahoo.com.br, http://www.fundacaoomnira.com.br/

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s