O CEPA propõe reflexão sobre política a partir das ideias de Hannah Arendt


Salvador – 06 de setembro
Luiz Menezes de Miranda (Fotos e texto) e Caetano Barata
nivaldo4

O CEPA – Círculo de Estudo Pensamento e Ação – entidade com 64 anos de fundada pelo ex-professor da UFBA e da UCSAL, Germano Machado, em atividade com 88 anos de idade e plena lucidez, propôs, através do seu Diretor Adjunto Roberto Rodrigues (Diretor do Ilê Ayiê), a partir do Curso de Filosofia, escrevendo mais uma página, concretizando-se como instituição cultural de vanguarda na história da capital baiana, a vinculação na tarde deste sábado (06/09) da poesia, filosofia e política; com abordagem antropológica, sociológica e vertentes da psicologia, podemos dizer que de Hannah Arendt no levou a Política nacional e internacional, ontem e hoje.

nivaldo7

Sobre Hannah Arendt, aprendemos (nascida Johanna Arendt; em Linden, Hanôver, Alemanha, no dia 14 de outubro de 1906 – Nova Iorque, Estados Unidos, 4 de dezembro de 1975) alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX. Utilizou como fontes de suas investigações, além de documentos filosóficos, políticos e históricos, biografias e obras literárias. Esses textos são interpretados de forma literal e confrontados com o pensamento de Arendt. Seu sistema de análise – parcialmente influenciado por Heidegger – a converte em uma pensadora original, situada entre diferentes campos de conhecimento e especialidades universitárias. E, ainda, os seus importantes conceitos políticos, como: autoridade, domínio, democracia, liberdade, espaço público, dentre outros. Tudo sobre a regência de Elder Carlos dos Santos (Psicólogo), ficando os comentários a cargo do Mestre Germano Machado (Fundador do CEPA, ex-professor da UFBA e da UCSAL), que reforçou ainda mais a importância da influência de Hannah no desenvolvimento e dos fenômenos sociais dentro das ideologias totalitárias, com a pretensa lei natural com base na razão humana. No segundo bloco, apreciamos a palestra POLÍTICA – ONTEM E HOJE, proferida pelo Professor Germano Machado, no momento foi abordado Cegalla, o qual sustenta que a política é a arte de governar os estados e regular as relações existentes. Também fez que com conhecêssemos um pouco dessa e tão complicado contexto dentro das suas divergências.

nivaldo3

No terceiro bloco, tivemos a entrega de certificados aos políticos Severiano Alves, Odiosvaldo Vigas e Nivaldo Dória “Neguinho” (candidato a Deputado Estadual pelo PC do B da cidade de Simões Filho). Em seguida, pronunciamento do cepista e colaborador Luiz Gonzaga do Amaral Andrade, propondo a criação de um curso de Formação Política; além de fazer a todos os presentes cientes da importância de ajudar ao CEPA, pois existem custos de espaços e matérias administrativos a serem sanados. A música também se fez presente na voz afinadíssima de Osvaldo Lemos (cepista) de Milica San (poetisa e também cepista ) acompanhada de Yuri e Ícaro (ao violão). Como não poderia deixar de acontecer, a poesia também teve seu espaço, ali se manifestaram os poetas Luiz Menezes de Miranda, Edgar Velame, Cristiano, Jorge Baptista Carrano (do Conselho Estadual de Cultura), Ivan de Almeida (Jornalista, Cogito Editora), Caetano Barata (Música no Ato e http://www.simoesfilhoemfoco.com.br).

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s