História de Vó Guinésia – Um feriadão de carnaval


O feriadão do carnaval chegou e todos viajamos para visitar Vó Guinésia. Fomos todos recebidos com um sorriso largo e abraço afetuoso de Vó Guinésia. Os dias no interior são longos; propícios aos passeios e boa leitura debaixo de árvore frondosa. Eta vida boa, é pena que as indústrias já estão chegando para acabar com tudo.

Tardinha vem chegando e Vó Guinésia senta-se na sua cadeira de balanço envolvida com o crochê. Em dado momento como se fosse combinado, todos se calam e Vó Guinésia em tom ameno nos ensina:

– Vocês precisam estar atentos, infelizmente muitos se dizem nossos amigos mas, não o são. Estão apenas preocupados com seus próprios interesses. Sorriem, nos dão tapinhas nas costas. Mas, querem nos ver nos buracos da vida e sendo obrigados a lhes render bajulação.

Um dos netos de Vó Guinésia a interrompe e pergunta:

– Mas Vó Guinésia, como vamos indentificar uma coisa dessas?

Vó Guinésia sorri e responde:

-Quem disse que é possível identificar? Quantas vezes eu emprestei meu cheque e perdi o amigo? Quantas vezes eu servi e na hora que mais precisei viraram as costas para mim? Quantas vezes eu defendi os interesses dos amigos e eles avançavam o sinal fugindo de mim? Filhos, aprendam uma coisa: tem gente que só nos encaram como cana, espremem até o bagaço… depois, jogam fora.

Vó Guinésia retorna para o crochê a contar os pontos já enfileirados.

– Cuidado, todo cuidado é pouco. Muitos se dizem amigos, entram por ter sido convidados e saem sempre roubando mais um pedaço do mais precioso que temos em nós: a confiança no ser humano.

Caetano Barata

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s