Do bullying ao humor do “Je Suis Charlie”


Quando Casey Heynes reagiu a agressão considerada bullying por um de seus colegas de escola, evidentemente, todos nós, inclusive os pais dos dois participantes, ficamos encabulados com a atitude; tanto a do que provoca, quanto a do que reage a provocação. Quando a Charlie Hebdo faz humor, zombando e ironizando dos ícones da fé islâmica, alguns consideram apenas humor, aceitável e todos nós temos que sermos tolerantes e passivos diante da arte. Entretanto, nós sabemos que uma piada tem suas fundamentações e prevalecem aos interesses da sociedade dominante, seja esta dominação territorial, financeira ou populacional.

Quando os usuários do facebook encheram os posts de seu fundador com mensagens seguidas, o mesmo, simples e naturalmente, bloqueou a publicação em seu perfil; sem ser passivo e pacífico, não sorrindo ou encontrando prazer na trollagem do novo humor brasileiro.

Estas 6 concepções estabelecem alguma das possibilidades possíveis com relação a violência. Indiscutivelmente, aquilo que para alguns é prazer, sorrisos e graça; para outros é desprazer, cara amarrada e desgraça. São apenas representações, as quais, em Foucault podem ser tomadas como necessárias para o estabelecimento do equilíbrio e existência necessária para evitar a explosão de conflito real.

A contraposição é sempre extremista. Não se decide a razoabilidade de atos incorretos. Indiscutivelmente, nós humanos, precisamos entender que a violência é uma prática primitiva de exercer o poder! Esta concepção de reação à violência sofrida, eleva-nos ao século XVIII, quando a Justiça Vingativa, seja ela, estribada na força particular, pública ou divina concretiza-se no embrutecimento dos aparelhos jurídicos. Ao concordarmos com esta, declaramos uníssonos: a violência é uma linguagem que todos entendem!

Caetano Barata – Poeta, ativista cultural em Simões Filho, Conselheiro do CEPA. Pedagogo formado pela UNIME/Lauro de Freitas e estudante de Direito na UNIFASS/APOIO.

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s