Um post para Júnior Bemfica


O direito ao antagônico está tão vilipendiado que até o nosso direito de liberdade de expressão, já tão caçado, corroído, escrachado a cada dia mais se firma com o último calunguinha a ser assassinado em praça pública. Digo isto, pois, considerando a pergunta: “Você é PT?” Lembrei, quando eu dizia que não votava no PT e estava com a camisa com estrela escondida. Muitos fundadores, amigos e alguns mais velhos, defendiam-me a obrigação de mudar! Depois de 22 anos com a camisa por baixo. Encontro pessoas adultas, destas que me viram crescer, vomitar contra mim… Gritando que estou errado em apoiar o PT nosso de cada dia. Talvez, alguns esqueceram… Mas, eu não esqueci. Perdi a juventude sem poder frequentar uma faculdade, pois não existiam cadeiras suficente para todos… E eu compreendia. Lembro-me que um amigo meu um dia me disse: “Velho, você nunca vai tocar violão, você nunca vai saber informática, nunca vai saber jogar xadrez…” Eu engolia aquelas verdadeiras doloridas. Era um tempo onde meus pais iam na venda no largo do Ponto de Parada e quando voltava já encontrava alguém reclamando que na praça no mercado unimar o açúcar tinha sumido. Água íamos na fonte de dona Maria, com latas e baldes para encher tonéis. Asfalto? Não tinha. Telefone? 20 mil cruzeiros. Computador? Era para poucos. Celular? Poucos. Carro próprio? Poucos. Então, pergunto para mim mesmo. Depois de concluir a formação de nível superior em Pedagogia e hoje estudar Direito. Posso perguntar com ironia socrática. Quer Caetano Barata devolver sua alegria de ir e vir. Afinal, pobre andando de carro novo, estudando na faculdade (poucos, mais para os quase nada de antes, são muitos) celular novo? Alguns possuem 2), comendo queijo com pão integral??? Para você que não gosta de mim! Para você que não gosta da alegria de pobres iguais a mim. Felicidade! Paz e Luz! Caetano Barata in versos facebookianos de SOU PT ATÉ MORRER! DOA EM QUEM DOER! DEVOLVAM MEU PT!

Caetano Barata – Poeta, ativista cultural em Simões Filho, Conselheiro do CEPA. Pedagogo formado pela UNIME/Lauro de Freitas e estudante de Direito na UNIFASS/APOIO.

Grato por sua participação!

