Somos animais humanos


animais_humanos3Qual a sensação que você pode ter quando acorda sangrando com um tiro no pescoço? Certamente, são sensações indescritíveis. Mas, também, a inequívoca conclusão da necessidade de uma cultura da paz, sendo defendida com todas as forças, antes mesmo de que sejam necessários fincamento de cruzes em locais, nos quais, as tragédias coletivas se estabeleçam.

Concomitantemente, exigimos dos poderes públicos ações que implementem o agir do estado em meio a degenerescência da sociedade e do homem atrofiado em seus desejos. Entretanto, nós escusamos da responsabilidade particular e indivisível de todos cidadãos. São aquelas coisinhas, aqueles maus-modos, aquela vantagem silenciosa, aquele levantar de ombros sobre a reputação do próximo.

Sobre a sensação de um tiro… Rememoro:

[…] nos encontramos num Estado socialista que deve exercer o direito de matar ou o direito de eliminar, ou o direito de desqualificar. E é assim que, inevitavelmente, vocês vão encontrar o racismo – não o racismo propriamente étnico, mas o racismo de tipo evolucionista, o racismo biológico – funcionando plenamente nos Estados socialistas (tipo União Soviética), a propósito dos doentes mentais, dos criminosos, dos adversários políticos etc. (FOUCAULT, 1999, p. 313).

O fato é que a raça humana, como muitos gostam de se autodeclarar, arvorando-se de sentimentos únicos; considerando o animal inumano; liquidando a árvore chorando ou sangrando a seiva; dilapida o patrimônio público, sem compaixão, sem amor próprio; cruelmente retira o fôlego de vida de seu semelhante, num lapso de sentimentos animalescos, às vezes; outras tantas vezes, o homem em fração de segundos se pitbulliza e deslisa no abismo da insanidade canina, no qual, se perdendo, destrói a si, aos outros e familiares.

Por uma cultura da paz urgente, urgente não, urgentíssima.

Caetano Barata – Poeta, ativista cultural em Simões Filho/Ba, Conselheiro do CEPA. Pedagogo formado pela UNIME/Lauro de Freitas e estudante de Direito na UNIFASS/APOIO. Escreve em http://www.simoesfilhoemfoco.com.br e http://www.cepabrasilba.org.br

Anúncios

Grato por sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s